4 mitos e verdades sobre sua boca

Sabe aquelas afirmações que ouvimos por aí e muita gente acaba tomando como verdade? Será mesmo que todas elas podem ser levadas a sério? Nosso objetivo com este post é esclarecer, de uma vez por todas, 4 mitos e verdades sobre sua boca.

Inflamação e infecção gengival podem causar doenças cardíacas?

Sim, esta é uma verdade sobre sua saúde bucal. Pesquisas recentes mostram que doenças periodontais podem estar associadas à doenças cardiovasculares. Isso porque as proteínas inflamatórias e as bactérias presentes no tecido periodontal penetram na corrente sanguínea, causando diversos efeitos no sistema cardiovascular.

Tomar muito antibiótico deixa os dentes fracos?

Verdade. O uso de antibióticos deve ser feito com cuidado, principalmente em bebês. Esses medicamentos têm o poder de causar manchas nos dentes e possíveis alterações, como o aumento do risco de fluorose dental.

A perda dos dentes é consequência natural do envelhecimento?

Mito. A perda dos dentes não é natural do envelhecimento e somente ocorre na presença de doenças na boca ou de qualquer outro fator que afete diretamente a saúde bucal. Os dentes podem e devem ser mantidos até o máximo do seu limite, independente da idade.

É verdade que o flúor fortalece os dentes das crianças?

Verdade. O flúor fortalece os dentes, porém deve ser usado em baixas doses. Caso sofram uma alta ingestão de flúor as crianças correm o risco de desenvolver fluorose dental, que causa manchas nos dentes de forma leve a severa, afetando diretamente a estética do sorriso.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO