5 dicas de como fazer a higiene bucal nos bebês

Apesar de os dentes de leite serem temporários, eles são suscetíveis ao aparecimento de cáries e infecções, portanto todo cuidado é pouco quando o assunto é a saúde bucal dos bebês.  Fazer a higiene bucal corretamente em cada fase de desenvolvimento do seu bebê é fundamental.

Separamos a seguir algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa.

Ainda na gravidez

Sabia que o cuidado com a saúde bucal da mãe reflete no bebê? Isso acontece porque durante a gestação, a criança corre riscos de contrair bactérias e infecções. Então, o ideal é que a gestante agende uma consulta de avaliação com seu dentista a partir do segundo trimestre de gravidez.

Primeira ida ao dentista

Assim que o primeiro dentinho apontar, ou antes mesmo do bebê completar um ano de idade, já é hora do pequeno fazer uma visita ao dentista. O profissional irá identificar se há riscos ou ocorrências de cáries, além de incentivar e ensinar os pais desde cedo a fazer higienização bucal da criança corretamente.

Cuidados em casa

Bebê precisa de higienização bucal? Sim! O ideal é, ainda no primeiro ano de vida, limpar as gengivas do bebê por pelo menos duas vezes ao dia (de manhã e à noite). Principalmente após a amamentação. Esse pequeno cuidado ajuda a prevenir o aparecimento de bactérias e o acúmulo de comida. Com a ajuda de uma gaze limpa e úmida, limpe delicadamente as gengivas da criança.

Primeira escovação

Os dentinhos começaram a nascer? Então chegou a hora da primeira escovação. Nessa fase, use uma escova de dentes adequada (pequena, com cerdas macias) e um creme dental sem flúor.

Prevenir nunca é demais

Não deixar o bebê dormir durante a amamentação ou com a mamadeira na boca e não compartilhar seus utensílios, como canudos ou copos, com ele são algumas maneiras de minimizar o risco de desenvolvimento de bactérias.

E você, como está cuidando dos dentinhos do seu bebê? Compartilhe conosco nos comentários como está sendo esta experiência!