Aparelho Estético de Porcelana ou Safira: Qual a diferença?

Para quem precisa de tratamento com aparelhos ortodôntico, há sempre o temor de ficar com o visual pesado por conta dos bráquetes metálicos na boca. Tratamentos que podem durar de meses até anos, geram diversas dúvidas aos pacientes, em especial em relação à estética já que o visual metálico não é lá tão atrativo, apesar de seus benefícios.

A boa notícia é que com o avanço da tecnologia odontológica já é possível optar por tratamentos que trazem aparelhos ortodônticos mais discretos, como é o caso dos aparelhos ortodônticos de safira e porcelana.

Vantagens do aparelho estético

Os dois tipos de aparelho (estético ou convencional) podem ser recomendados para todos os pacientes. Não há um modelo mais indicado pelos profissionais, dependendo do caso. Por isso, a escolha é geralmente feita pela preferência do próprio paciente.

Estes modelos de aparelhos dentários são soluções que privilegiam a estética, mas não perdem suas funções, sendo de igual ou similar performance aos aparelhos metálicos tradicionais. Estes aparelhos não ficam amarelados com o tempo e não se quebram ou descolam com facilidade.  O resultado é um tratamento mais ágil e eficiente.

Aparelhos Estéticos de porcelana ou safira

Eles garantem a melhor aparência de seus dentes e rosto, em contraste ao resultado obtido com os aparelhos fixos ortodônticos comuns. O aparelho ortodôntico de safira é muito discreto, pois é colocado com bráquetes cristalinos e mais translúcidos. Os aparelhos ortodônticos de porcelana, por sua vez, têm coloração mais opaca.

O aparelho dentário de safira possui um resultado estético mais avançado que a porcelana. Por ser de material cristalino, deixa o aparelho mais discreto combinando com a cor natural de seus dentes. Além disso, o aparelho dentário de Safira é mais resistente ao descolamento e quebra, pois possui um coeficiente de atrito menor.

Uma desvantagem do aparelho dentário de safira é o preço, pois normalmente é mais custoso que os aparelhos ortodônticos de porcelana e também que  os de policarbonato. Como os aparelhos convencionais, de metal, a manutenção ortodôntica é feita praticamente todos os meses. Ela serve para colocar uma certa pressão para que o aparelho faça a movimentação adequada dos dentes do paciente.

Os cuidados também são os mesmos de um aparelho convencional, tanto em relação à alimentação, evitando alimentos duros que possam quebrar os bráquetes e também com atenção especial à higiene bucal.


Dúvidas? Fale com nossa atendente virtual no Facebook 🙂


Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO