BICHECTOMIA

Bichectomia é utilizada em tratamento odontológico para bruxismo

A Bichectomia, cirurgia estética que consiste na remoção da “Bola de Bichat”, porção de gordura que vai da região próxima aos olhos até as bochechas, também é indicada no tratamento terapêutico a pacientes que sofrem de bruxismo e têm o hábito de morder as bochechas durante o sono causando lesões, que podem se agravar com o tempo. Ela diminui a força do músculo e as patologias nessa região. Nos casos de bruxismo, a bichectomia pode ser combinada com a aplicação de botox.

A função da “Bola de Bichat” permite que o bebê execute corretamente o movimento de sucção durante a amamentação. A “Bola de Bichat”, porém, não “engorda”, nem “emagrece” conforme nos desenvolvemos ao longo dos anos.

A técnica é contraindicada para pacientes acima de 35 anos e com histórico de doenças sistêmicas.

Como é realizada a Bichectomia?

A Bichectomia é realizada a partir de um procedimento cirúrgico simples com acesso pela cavidade intra oral. Com uma incisão, de no máximo 2 cm, remove-se uma bola de gordura encapsulada diferente das outras gorduras do corpo chamada ‘Bola de Bichat’. O procedimento dura em média 30 a 40 minutos e requer apenas a aplicação de anestesia local.

Durante o período pós-operatório, o paciente ficará com o rosto inchado e sofrerá com limitação para abrir a boca. Para reduzir o inchaço, o dentista pode aplicar a fita de kinésio na face do paciente para evitar a formação de edemas e o inchaço. Há casos, porém, em que é recomendado o uso de drenagem linfática para facilitar o processo de recuperação.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO