Clareamento dental deixa os dentes sensíveis?

O clareamento dental pode deixar os dentes com certa sensibilidade, mas é passageiro.

Ter o sorriso branco e brilhante é o desejo de muita gente. Atualmente, diversas técnicas são utilizadas para o clareamento dental, em casa ou no consultório, entretanto a preocupação de muitos é em relação à sensibilidade.

O processo de clareamento dentário é feito com placas ou moldeiras de silicone que se ajustam ao formato dos dentes e servem para a aplicação do gel clareador dental.

Sensibilidade nos dentes ao fazer clareamento

Apesar de trazer os resultados desejados (e, às vezes, superar as expectativas), alguns tipos de clareamento dental podem, sim, deixar os dentes um pouco mais sensíveis por um tempo.

Em algumas pessoas, o clareamento dental pode trazer uma sensibilidade transitória, causada apenas durante o uso do produto. Terminando o clareamento, os dentes voltam ao que eram antes quanto a sensibilidade. Além disso, o limiar de tolerância a dor varia de um paciente para outro.

Como o clareamento dentário é um tratamento que ataca a superfície do esmalte do dente, existe a possibilidade de que os dentes fiquem mais sensíveis na região próxima da gengiva e da raiz do dente, principalmente logo após o tratamento. Esta sensibilidade varia muito e é de pessoa para pessoa.

Outros fatores do processo de clareamento dentário também podem interferir no aumento da sensibilidade dentária: a alta concentração de peróxido de hidrogênio contida no gel clareador utilizado, principalmente no consultório do dentista, pode aumentar a sensibilidade. Por isso, a aplicação de laser no clareamento dentário feito em consultório ajuda a diminuir a sensibilidade durante a sessão. Outros géis que ajudam a controlar a sensação de sensibilidade do clareamento também são utilizados, tanto em casa, como no consultório do dentista.

Como aliviar a sensibilidade nos dentes

Mesmo assim, existem algumas maneiras de diminuir e também de reverter esse quadro de sensibilidade pós-clareamento dentário.

Evitar substâncias ácidas, que causam erosão do esmalte dos dentes é outra recomendação. Mascar chicletes sem açúcar também pode ajudar, já que isso incentiva a produção de saliva, aumentando a proteção dos dentes ao meio ácido.

A melhor forma é fazer o tratamento com um profissional especializado, já que só assim é possível garantir que a substância clareadora será administrada de maneira correta e na dosagem adequada, sem prejudicar os dentes e a gengiva.


Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO