Comidas típicas das festas juninas e o cuidado com a saúde bucal

Pé-de-moleque, pipoca, arroz doce, paçoca, maçã do amor, canjica, bolo de milho e pamonha são umas delícias, mas essas guloseimas podem trazer riscos para o seu sorriso

Junho é o mês conhecido pelas festas juninas e as comidas típicas da época. Em 2021 não terão as famosas quadrilhas de São João por causa da pandemia, mas para quem vai confraternizar com a família em casa, alertamos que é muito importante dar atenção à higiene bucal após se deliciar com os pratos típicos do mês de São João.

Pé-de-moleque, pipoca, arroz doce, paçoca, maçã do amor, canjica, bolo de milho e pamonha são umas delícias, mas essas guloseimas podem trazer riscos para o seu sorriso. Para se deliciar com as comidas típicas sem causar dano à sua saúde bucal, preparamos uma lista com dicas que vão te ajudar cuidar dos seus dentes nesse período.

Atenção com a placa bacteriana e beba água:

Combinar os doces da festa junina com refrigerante não é uma boa ideia. A acidez do refrigerante é um perigo para o esmalte dos dentes. Nossa dica é: beber água e fazer bochecho assim que comer um doce. Isso evitará que o açúcar fique nos dentes e cause problemas, como as placas bacterianas e as cáries.

Beber água também traz outros benefícios para a saúde além de diminuir o açúcar na boca: melhora o funcionamento dos rins e te mantém hidratado.

Cuidado com alimentos duros:

Maçã do amor e pé-de-moleque são ótimos. Mas esses alimentos duros podem causar prejuízos ao seu sorriso, principalmente para quem usa aparelho ortodôntico, próteses ou tem restaurações. Tenha cuidado com a mordida.

Evite consumir doce em excesso:

O consumo exagerado de doces está relacionado ao surgimento de cáries. Por isso é importante controlar a quantidade de açúcar que vai comer, e mais importante ainda é ter uma boa higiene bucal após se deliciar com as guloseimas. Não deixe que as bactérias façam uma festa nos seus dentes.

Higiene bucal é fundamental:

É indispensável que antes de se deitar para dormir, depois de se deliciar com os pratos típicos da festa de São João, fazer uma boa limpeza bucal. Fio dental e escova de dentes são fundamentais. Esses cuidados vão prevenir a placa bacteriana, as cáries e o tártaro, e também vão manter seu sorriso bonito.

Uma visita ao dentista é importante:

Lembre-se que ir ao dentista é essencial para manter uma boa saúde bucal. Agende uma avaliação na Coife Odonto mais próxima da sua casa e mantenha seus dentes saudáveis.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO