Como cuidar dos dentes das crianças?

A saúde bucal começa desde cedo, e por isso é necessário saber cuidar dos dentes das crianças. Mesmo nos primeiros meses de vida é importante, antes mesmo de os primeiros dentinhos nascerem, higienizar a gengiva do bebê após as mamadas e a introdução alimentar previne futuras cáries e cria o hábito de cuidados que devem ser levados ao longo da vida.

Separamos algumas dicas de prevenção que evitam problemas futuros e ajudam ao seu filho a entender a importância da saúde bucal. Confira:

1. Visitas ao dentista

A visita ao dentista não deve acontecer apenas quando se sente dor ou quando aparece algum problema. A prevenção deve começar bem cedo, com idas regulares ao dentista para identificar cáries, orientar a escovação e realizar limpezas preventivas.

O hábito cria vínculo da criança com o profissional, evitando que o pequeno tenha medo de ir ao dentista, por exemplo.

2. Escovação logo no primeiro dentinho

A partir do momento que nasce o primeiro dente é necessário fazer a escovação. É possível realizar com uma dedeira e aos poucos introduzir a escova de dente para que a criança se familiarize. Importante lembrar que, antes mesmo do nascimento dos dentes, é preciso higienizar a gengiva do bebê, o que pode ser feito com uma gaze envolta no dedo com água filtrada.

3. Fio dental não deve ser esquecido

Depois que os filhos começam a crescer e começam a nascer mais dentes, por volta dos dois anos, os pais precisam fazer a higienização com escova e passar o fio dental. As necessidades são as mesmas de um adulto, a diferença que neste período infantil é a hora que criamos o hábito de utilizar o fio dental. Quando a criança faz isso desde pequena, ela já associa ao cotidiano, uma ação que precisa fazer todos os dias, como tomar banho, por exemplo. E o fio dental é tão importante quanto a escovação. As duas se complementam. Utilizar apenas um só não estão fazendo a higienização correta.

4. Pasta de dentes infantil

Hoje temos acesso a uma infinidade de opções de escovas infantis e pasta de dente que são específicas para criança. Nesta fase, é comum o hábito de comer a pasta e de não se adaptar com o “ardido” das que utilizamos quando adulto, por isso começar a escovação com “pasta docinha” é mais fácil. Outro ponto importante é a escovação da língua, como pode ocasionar ânsias, é indicado o limpador específico que pode ser adaptado para todas as crianças.

5. Dê o exemplo

As crianças estão o tempo toda atentas ao que fazem os adultos. Por isso, para cuidar dos dentes das crianças, o exemplo dos pais é fundamental. Manter a disciplina com a higiene bucal estimula seu pequeno a fazer o mesmo. Converse sobre o assunto, explique a importância, tire dúvidas, mas o mais importante, tenha hábitos saudáveis.

Dúvidas? Entre em contato com a Coife Odonto mais próxima e saiba como garantir que seu filho tenha uma boa saúde bucal desde cedo. Nossos dentistas estão prontos para atendê-los.


Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO