Como é feita a raspagem para remover tártaro?

O tártaro é um acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente. Quando permanece por muito tempo, endurece, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada. Sendo assim, quando há esse acúmulo que causa o tártaro, é necessária a raspagem para o remover.

O tártaro causa diversos problemas de saúde bucal, acometendo os tecidos de suporte do dente, dando início a uma inflamação gengival (gengivite). Posteriormente, evolui para uma perda óssea (periodontite), podendo assim, ocasionar na perda do elemento dental.

O tratamento de raspagem para remover o tártaro é feito por meios mecânicos, realizados por um cirurgião dentista. O profissional de saúde bucal utiliza ultrassom e curetas periodontais para raspar todo tártaro e manter o controle.

Dependendo da quantidade de placa acumulada, e da severidade do caso, uma sessão não é suficiente para o paciente. Sendo assim, há a necessidade de mais sessões para obter sucesso no controle e no tratamento da doença.

O próximo passo é ‘polir’ os dentes e tornar a superfície bem lisa. Ele também diminui pequenas imperfeições e áreas de textura áspera nos dentes para protegê-los contra formação da placa bacteriana.

O dentista deve orientá-lo sobre a frequência com que a raspagem para remover o tártaro tem que ser feita. É importante lembrar de que a limpeza profissional é um complemento de uma boa rotina de higiene oral.

Nunca se deve substituir o uso do fio dental e a escovação diária. Os dentes devem ser escovados 3 vezes ao dia e até 30 minutos após a alimentação. Deve ser usado um creme dental adequado e indicado pelo cirurgião dentista.

Para manter a saúde bucal em dias, é muito importante ir ao dentista pelo menos a cada 6 meses. Procure a clínica Coife Odonto mais perto de você a marque uma avaliação com nossos profissionais. Nossa prioridade é cuidar do seu sorriso e dos sorrisos da sua família.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO