Como funciona a recuperação após um Implante Dentário

A cirurgia de implante dentário é um procedimento simples, que demanda repouso de 24 horas, em média, a depender da complexidade do tratamento. O sucesso de uma cirurgia de implante dentário não depende apenas de seu planejamento, mas dos cuidados pré e pós-operatório, inclusive, esses fatores são fundamentais para prevenir qualquer tipo de complicação, além de assegurar os resultados desejados.

Por tanto, antes de ser realizado, o paciente passa por uma série de exames que vão dar ao profissional informações gerais sobre o estado de saúde de quem vai se submeter ao implante.

Cicatrização

Normalmente a cicatrização varia do local da cirurgia, do tipo de procedimento e dos cuidados que serão feitos no pós-cirúrgico. Seguindo sempre as orientações recomendadas você terá um bom pós-operatório sem dor, ou quaisquer outras intercorrências.

Se for enxerto ósseo leva em média oito meses de cicatrização. Já o implante na região superior o tempo de cicatrização é de seis meses, e na região inferior quatro meses.

*Lembrando que os pacientes no tempo de osseointegração (união entre o osso e o “pino” implantado) ficam com dentes provisórios, cargas imediatas, até a confecção dos definitivos.

Com isso, o paciente voltará ao consultório após dez dias para remoção dos pontos, e avaliar se está tudo certo. A osseointegração que é a cicatrização vai de três a quatro meses para implantes na região inferiores (mandíbula) e cinco a seis meses para regiões superiores (maxila).

*Um fator importante para a osseointegração é o tipo do osso, se ele é mais denso, ou mais duro.

Atenção

No pós operatório, é importante lembrar que o paciente siga as instruções passadas pelo dentista:

  • Quanto a alimentação, dê preferência para alimentos líquidos e pastosos, sempre frios.
  • Também não esqueça que é importante higienizar a região da cirurgia com muito cuidado para evitar qualquer tipo de contaminação.

Gostou? Compartilhe!