Entenda como o Aparelho Ortodôntico funciona

Você sabe como funcionam os aparelhos ortodônticos e como eles alinham os dentes?

Os aparelhos ortodônticos já são utilizados há bastante tempo para alinhar os dentes. Eles funcionam com o auxílio de peças que fazem tração nos dentes, puxando-os para o local correto, planejado previamente pelo ortodontista.

Tanto o aparelho móvel quanto o fixo utilizam a força.

Em ambos os casos, os aparelhos utilizam a força mecânica para promover a movimentação dentária, a partir dos fios metálicos que são colocados.

Todos os tecidos relacionados com os dentes do paciente participam e estão relacionados biologicamente com a movimentação provocada pelo aparelho.

Processo a longo prazo

Os resultados serão percebidos pelo paciente aos poucos, pois é um processo contínuo e feito com planejamento prévio de um profissional, que determinará quanto tempo dura o tratamento ortodôntico.

Esse alinhamento é causado pela movimentação dos dentes, que acabam se adaptando aos poucos à nova posição e mantém-se ali graças à capacidade de restauração do nosso organismo.

O uso do aparelho de contenção

Depois que o tratamento planejado pelo ortodontista é finalizado, os dentes ficarão na mesma posição para sempre?

Assim como a pele se modifica através dos anos, normalmente aparecendo algumas rugas com o avançar da idade, podem também, consequentemente, ocorrer alterações nas posições dentárias. Por isso, após a correção dos dentes mal posicionados, é necessária a contenção da posição dos dentes por um determinado tempo. Isto é feito também para que os tecidos ósseo e gengival se adaptem às mudanças na posição dos dentes.

A contenção pode ser feita com aparelhos removíveis ou fixos. Nos casos onde são indicados aparelhos removíveis para contenção do tratamento ortodôntico é preciso que o paciente colabore não esquecendo de usá-lo para que ocorra a estabilidade do resultado alcançado.

Outras dúvidas sobre aparelhos ortodônticos:

Quais são as etapas do tratamento ortodôntico?

Dói colocar aparelho ortodôntico?

É caro colocar aparelho ortodôntico?

O que é o aparelho ortodôntico autoligado e quais as vantagens?


Benefícios do aparelho ortodôntico

Apesar dos incômodos de um tratamento ortodôntico, os benefícios sempre são maiores. Isso porque dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries, doenças gengivais, perda de osso ao redor dos dentes, alterações da fala e problemas funcionais.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO