Como higienizar a prótese dentária removível?

Se você usa prótese removível, dever saber que a higienizar é tão importante quanto os cuidados com os dentes naturais, afinal, a sua saúde bucal depende desse cuidado. Inclusive, se a higienização não acontecer de forma correta, pode ocorrer o acúmulo de placas bacterianas na prótese. A limpeza deve ser diária, após todas as refeições, com uma escova de dentes de cerdas macias. Mas o processo é um pouco diferente, por isso preparamos este texto para esclarecer suas dúvidas.

Dicas para higienizar a prótese removível

Como citado acima, quem usa prótese removível deve a higienizar com uma escova de cerdas macias, porém, não é recomendado o uso creme dental, porque ele pode arranhar ou comprometer a cor do material. Nesse caso, o ideal é usar água morna ou fria e sabão neutro. Após a limpeza, enxague bem.

Lembramos que sua prótese deve ser higienizada após as refeições, para evitar o acúmulo de alimentos entre a gengiva e ela, e consequentemente a proliferação de bactérias.

Remova a prótese dentária antes de dormir

No período da noite, antes de dormir, remova sua prótese e a deixe em uma solução com água. Esse cuidado é recomendado para possibilitar a oxigenação das células e evitar que a prótese fique empenada. Mas lembre-se: nunca a deixe de molho com produtos de limpeza. É muito importante prezar pela boa condição da sua prótese, porque o resultado do tratamento depende disso.

É indicado usar produtos para fixação?

Nos primeiros dias de uso da prótese total removível, o dentista aconselha que seja usado um produto fixador. Porém, é apenas para auxiliar na adaptação; o uso contínuo não é indicado, porque tais produtos podem aumentar a pressão da dentadura sobre os tecidos da gengiva e sempre passar a sensação de que a dentadura está frouxa, e até mesmo diminuir o tempo de utilidade da prótese. Já a prótese parcial removível dispensa o uso de fixador.

Quando trocar a prótese removível por uma nova?

A boca passa por alterações naturais ao longo do tempo, por isso será necessário trocar a sua prótese. O indicado é que essa troca aconteça no máximo a cada cinco anos, mesmo que todos os cuidados de higienização tenham sido tomados. Porém, vale lembrar que durante esse tempo as idas ao dentista são indispensáveis, pois ele saberá informar os cuidados necessários com a sua prótese e se chegou o momento de fazer a troca.

Mais dúvidas? Agende uma avaliação com a Coife Odonto e converse nossos dentistas sobre nossos tratamentos e opções de prótese.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO