Como passar Fio Dental usando Aparelho Ortodôntico?

Quem usa aparelho ortodôntico precisa ter uma atenção especial quanto a higiene bucal.

A escovação com escova de dentes apropriada, o uso de enxaguantes e também a restrição quanto a alguns alimentos são pontos importantes a serem observados para manter a integridade do aparelho e também colaborar com o sucesso do tratamento.

Não esqueça do fio dental

Mas, além destes cuidados, não podemos esquecer da importância do uso do fio dental. Importante para a manutenção da saúde bucal, o fio dental é essencial para quem usa aparelho ortodôntico, ajudando na remoção de restos de alimentos em locais de difícil acesso na escovação, ele é item indispensável.

Porém, usar o fio dental em dentes com aparelho ortodôntico parece uma tarefa complicada. A disposição dos bráquetes e dos fios podem deixar o cuidado demorado. Entretanto, ele não deve deixar de ser passado, já que seu uso é fundamental para evitar a gengivite, problema muito comum em quem usa aparelho fixo.

Prefira fios dentais encerados ou use o passa fio

Prefira fios dentais com cera, pois os que não são encerados arrebentam com mais facilidade enquanto passam por espaços menores. Além disso, os fios sem cera tendem a enroscar nos aparelhos ortodônticos, deixando fiapos para trás e dificultando o processo de limpeza.

Existe, também, um instrumento que facilita muito a vida de quem usa aparelho: o passador de fio dental ortodôntico, também conhecido como “passa fio”. Ele é descartável, barato e facilmente encontrado em farmácias.

Como usar o passador de fio dental para aparelho

Com ele, é possível fazer com que o fio dental chegue à margem gengival para fazer uma melhor limpeza da região.
O passador é uma espécie de agulha de plástico, por onde você passa o fio dental para levá-lo por trás do aparelho ortodôntico. Ele possibilita passar o fio pela lateral do dente até o começo da gengiva.

Siga este passo a passo e saiba como usar o passador de fio dental:

Passo 1

Para o usar o passa fio corretamente, primeiro você deve inserir o fio dental no buraco do passador, como se estivesse introduzindo um fio de linha por uma agulha comum.

Passo 2

Depois, passe a agulha plástica por trás do fio ortodôntico (no espaço entre seus dentes e o fio de metal).

Passo 3

Então, insira o fio dental no espaço lateral entre dois dentes, segurando cada ponta com uma mão. Passe o fio dental pelo ponto de contato entre os dentes até encostar na gengiva.

Passo 4

Agora pressione o fio dental contra um dos dentes, em direção à gengiva. Ou seja, se estiver passando nos dentes de cima, vá para cima; se estiver nos dentes de baixo, vá para baixo.

Passo 5

Repita todo o procedimento em cada um dos dentes com cuidado para não danificar os aparelhos ortodônticos e não machucar as gengivas ou qualquer outra parte da boca.

Ajude as crianças nessa tarefa

Caso você tenha uma criança que usa aparelho, ajude-a a passar o fio dental. Se essa tarefa pode ser desafiadora para um adulto, imagine para uma criança!

Escolha, de preferência, uma área iluminada e uma posição confortável para ambos, pois todo o procedimento de passar fio dental com aparelho costuma levar mais tempo do que o normal.

Com a ajuda dos responsáveis e de uma forma leve e descontraída, os pequenos aprendem desde cedo a cuidar da saúde bucal, o que vai lhes render grandes vantagens no futuro.


Dúvidas? Fale com nossa atendente virtual no Facebook 🙂

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO