Como usar a cera ortodôntica durante o tratamento

Para quem precisa usar aparelho ortodôntico, o receio em machucar a boca é um fator que preocupa. Os bráquetes metálicos, em especial nos primeiros dias, costumam causar incômodo na boca dos pacientes.

A boa notícia é que dá para aliviar este incômodo e proteger os lábios e bochechas de ferimentos com a cera ortodôntica.

Com ela, é possível minimizar os atritos causados pelo aparelho na boca. Mas, como usá-la?

O que é

A cera ortodôntica é como uma massinha flexível, que serve para prevenir e proteger a boca de irritações ou aftas na mucosa bucal nos períodos de adaptação ou ainda, no caso de quebras de bráquetes ou fios, trazendo conforto até que o paciente retorne para a manutenção.

Há disponível no mercado modelos em cartelas, com unidades individuais ou em bastões, que são colocados sob os acessórios. É preciso lembrar de usar apenas a quantidade suficiente para aderir ao aparelho e proteger a mucosa.

Onde encontrar

É possível encontrar a cera ortodôntica em farmácias, ou mesmo com seu dentista, já que alguns profissionais deixam ceras disponíveis para os seus pacientes que estão começando o tratamento ou estão passando por alguns incômodos com o aparelho.

Para seu uso, é apenas importante lembrar da importância da remoção para a higienização do aparelho, bem como a retirada antes das refeições.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO