Como escolher as cores das borrachinhas do seu aparelho ortodôntico?

As famosas borrachinhas dos aparelhos ortodônticos são um ponto a se levar em consideração na hora de iniciar seu tratamento.
Com uma infinidade de cores, se seu aparelho for o convencional, é interessante que você leve em conta alguns aspectos para que não se arrependa depois. Seu estilo de vida, personalidade, suas cores favoritas, por exemplo.

Lembre-se de que a cor escolhida ficará no seu sorriso por um bom tempo, cerca de um mês para quem usa aparelhos fixos tradicionais, período médio para voltar ao dentista e fazer a manutenção.

Vale lembrar que isso deve acontecer em cada consulta, tanto por questões higiênicas quanto a sua função (que é fazer pressão no arco e auxiliar na movimentação dos dentes).

Como você pode perceber, as borrachinhas são usadas com o intuito de melhorar a estética bucal e têm um papel crucial na movimentação dos dentes. Considerando isso, aumentam também a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.

Separamos algumas dicas dos ortodontistas abaixo, confira:

Invista nas cores clássicas

Com tantas opções de cores, é comum ficar em dúvida sobre qual escolher. Em situações assim, a dica é apostar em cores clássicas, que combinam com pessoas de diferentes estilos e em várias situações.

Azul-marinho, preto, verde-escuro e roxo escuro, por exemplo, são opções super versáteis e que ainda valorizam a cor clara do seu sorriso. Elas também são as opções mais indicadas para utilizar em ambientes de trabalho mais sociais.

A cor preta está entre as mais procuradas (e não é para menos, já que conta com muitas vantagens). Além de ser discreta e muito explorada para quem não quer chamar a atenção, ela é fácil de combinar. Assim você pode escolher a roupa que preferir sem grandes impactos nesse sentido.

Tenha cuidado com os tons muito claros

As borrachinhas de cores mais claras, como branca, cinza e tons pastel, geralmente são indicadas para pessoas mais discretas. Afinal elas não se destacam na boca, porém, necessitam de cuidados especiais.

Isso ocorre porque mancham com muita facilidade com o consumo de alimentos pigmentados como café, refrigerante, sucos de caixinha, molho de tomate, cúrcuma e beterraba. Além disso a borracha pode ficar desgastada em função do próprio tempo de uso.

Como consequência, o aparelho adquire uma coloração visualmente amarelada e desagradável. Em casos assim, é indicado diminuir o consumo desses tipos de alimentos e, além disso, higienizar o item com mais precisão logo após as refeições.

Aposte no colorido

Para quem gosta de ousar, investir nas opções coloridas é uma ótima alternativa. Além de destacar o sorriso, essa é uma maneira de oferecer um toque alegre no visual. Vermelho, roxo vívido, azul-turquesa, laranja e Pink são algumas possibilidades.

Os aparelhos invisíveis

Mas, nem todo mundo gosta de deixar evidente que está fazendo um tratamento ortodôntico. Por isso, para essas pessoas o mais interessante é usar um aparelho invisível, dispositivo que fica totalmente discreto na boca, tornando-se praticamente imperceptível.

Ele é uma excelente opção para quem precisa corrigir a posição dos seus dentes, no entanto, não quer que isso impacte a sua imagem. Como são fabricados em material totalmente transparente, a pessoa que usa esse aparelho dentário não precisa se preocupar com bráquetes, elásticos ou arcos aparecendo quando sorri, porque eles não existem.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO