Cuidados com seu aparelho ortodôntico

Os aparelhos ortodônticos trabalham com o ajuste da posição dos seus dentes trazendo benefícios não apenas estéticos, mas para a sua saúde em geral. Alguns Cuidados com seu aparelho ortodôntico garantem que o tratamento não seja prolongado. Por isso é importante atentar-se à algumas dicas de higiene e conservação:

ESCOVAÇÃO

A sugestão é que você escove seus dentes sempre após as refeições para que sejam removidos os restos alimentares e a placa bacteriana que tendem a ficar retidos no seu aparelho.

A escovação deve ser muito bem feita, caso contrário, manchas irreversíveis e cáries poderão aparecer em seus dentes.

Sugerimos também o uso de bochechos com solução de Fluoreto de Sódio a 0,05%, na medida de 1 colher de sopa, durante 1 minuto. Esse bochecho deve ser feito após a última refeição do dia, antes de dormir e não deve ser engolido. Com estes cuidados seus dentes estarão protegidos. Essa solução pode ser encontrada pronta ou também poderá ser manipulada nas farmácias e drogarias.

Importante: não se esqueça de passar o fio dental diariamente. Confira nosso post com dicas de como passar o fio dental usando aparelho ortodôntico.

CUIDADOS COM A MASTIGAÇÃO

É contra indicado comer alimentos duros, tais como: gelo, torresmo, peruá de pipoca, balas, morder caneta, ossos de galinha, chicletes, etc. Deve-se evitar também morder diretamente alimentos como pão, frutas e outros que possam causar um grande esforço no aparelho. Procure parti-los antes de colocá-los na boca. Desta forma o aparelho estará sempre em ordem e seu tratamento terá uma boa evolução.


IMPORTANTE

Se você seguir estes cuidados com seu aparelho ortodôntico e comparecer a todas as consultas marcadas, estará contribuindo para que seu tratamento seja feito no tempo determinado e com sucesso.

NÃO SE ASSUSTE
• Seus dentes poderão ficar doloridos nos primeiros dias após a consulta,
• Seus dentes poderão ficar um pouco “bambos”.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO