Dicas para quem usa aparelho ortodontico

Saiba como realizar a limpeza correta do aparelho ortodôntico

Quem utiliza ou já utilizou aparelho fixo sabe que além de precisar comer o dobro (por metade da comida ficar presa no aparelho) também precisa redobrar a higiene bucal. Pensando nisso preparamos algumas dicas que irão ajudá-lo com a limpeza do aparelho:

  • A escova ortodôntica apresenta uma canaleta central capaz de acomodar e “abraçar” os bráquetes e arco, limpando-os por cima e por baixo ao mesmo tempo. Lembre-se sempre que independente da escova ser ortodôntica ou convencional suas cerdas devem ser macias.
  • Após aplicar o creme dental deve-se segurar a escova na horizontal e levemente inclinada, executando movimentos de vai e vem e apoiando as cerdas abaixo dos bráquetes e depois acima também.
  • Para complementar, pode-se utilizar de uma escova interdental. Essa escova possui apenas um tufo em forma de cone, facilitando sua passagem entre cada peça, alcançando os lados do bráquete que,por ventura, possa não ter sido escovado com a outra escova maior.
  • A escova interdental pode ser do tamanho convencional ou também pequena para quem busca carregar sempre consigo na bolsa.
  • A parte mais complicada e uma das mais importantes  é a do fio dental,  já que o objetivo é limpar as superfícies laterais dos dentes e a região mais profunda e interna da gengiva que nenhum tipo de escova consegue acessar.
  • O chamado passa-fio, dispositivo em forma de agulha de plástico é um aliado nesta tarefa e facilmente encontrado em farmácias. Existem também alguns modelos de fio dental , que já possuem uma de suas extremidades rígidas e plastificadas, imitando o passa-fio.
  • Esta tarefa deve ser realizada dente por dente, gengiva por gengiva, entre dente e aparelho.
  • Quando solicitada pelo seu ortodontista, o enxaguante bucal ou uma solução fluoretada pode ser acrescentado.
  • Não esqueça da língua, pois ela pode acumular saburra lingual e consequentemente a liberação de gases derivados do enxofre que causam um odor muito desagradável na boca. Para evitar esse problema, faça diariamente a higienização da língua. Para isso, escolha os higienizadores linguais plásticos, do tipo CTC, que removem a saburra lingual sem machucar a língua e sem provocar ânsia e náuseas. A escova foi desenvolvida para escovar os dentes e não a língua!
  • A escovação deve ser feita sem pressa e com cuidado. Certifique-se de que não tenha deixado nenhum dente sem escovar.

E você? Como faz para limpar sua boca, dentes e aparelho ortodôntico? Compartilhe sua experiência nos comentários e, na dúvida, consulte sempre seu dentista.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO