Escova de dente biodegradavel

Escova biodegradável: conheça os benefícios para o meio ambiente

Escova biodegradável é uma opção une cuidado com saúde bucal, à necessidade de reduzir a quantidade de lixo plástico que descartamos”

Na Semana no Meio Ambiente lembramos que existem alternativas ecológicas que unem o cuidado com a saúde bucal e do nosso planeta, como a escova de dentes biodegradável. Já ouviu falar nela? Para quem quer levar a vida de forma mais sustentável, é uma ótima opção.

Como é uma escova de dentes biodegradável?

Essa versão mais sustentável da escova de dentes é feita por bambu em 94% de sua estrutura, e apenas as cerdas, 6%, são de nylon. Para descartá-la basta retirar as cerdas, que vão para o lixo, e enterrar a haste. Porém, existem opções que são 100% biodegradáveis, como as com cerdas de carvão ativo.

Escovas biodegradáveis ainda ajudam a fortalecer os dentes. O bambu é rico em sílica, um componente que reforça o cálcio. Já o material usado para elas é resistente ao crescimento de fungos e bactérias, o que é ótimo para uma melhor saúde e higiene bucal.

Como eu ajudo o planeta ao usar uma escova biodegradável?

A decomposição de uma escova degradável demora um curto período de tempo, se comparada ao de uma escova de plástico: 30 anos.

O grande benefício é ajudar na diminuição do plástico que é jogado no meio ambiente, desde os aterros aos mares, e que demoram mais de 500 anos para se decompor.

Atualmente, milhões de escovas de plásticos são descartadas, e as biodegradáveis vêm para diminuir o impacto ambiental que isso causa. Inclusive, até mesmo suas embalagens são ecológicas. Essa mudança de hábito faz uma grande diferença.

Ao contrário do que pensam, as escovas biodegradáveis não são caras, e o custo delas não é muito diferente de uma escova de dentes comum.

Devemos lembrar que usar o bambu não causa desmatamento, diferente de outras árvores. Ele é um recurso natural renovável, que cresce rápido e não morre quando extraído.

Como as escovas de plásticos impactam o meio ambiente?

Segundo um relatório da Fundação Heinrich Boll, o Brasil é quarto maior produtor de plástico do mundo: 11,3 milhões de toneladas por ano.

As escovas de plásticos descartadas no meio ambiente contaminam as praias e prejudicam populações que dependem delas, como os pescadores. Quando vai para os oceanos, se torna microplásticos e alguns animais que consomem esse material morrem. Já outros peixes que também ingeriram esses microplásticos são pegos e destinados à alimentação humana.

Pequenas atitudes podem mudar esse cenário, e você pode contribuir com a redução desses problemas com pequenas escolhas diárias, como trocar a escova de dentes que utiliza por uma mais sustentável.

Como é feito o descarte da escova biodegradável?

O tempo de uso de uma escova biodegradável é o mesmos de uma de plástico: 3 meses. Depois desse período você pode enterrá-la no quintal, ou em algum vaso de planta

Quer mais dicas para a sua saúde bucal? Agende sua avaliação e tire suas dúvidas com nossos especialistas.

Gostou? Compartilhe!