Esqueci minha escova de dentes. O que fazer?

A escovação é fundamental para a higiene bucal. Mas caso esqueça a escova o ideal é que se adquira uma nova, pois sem ela não é possível realizar uma limpeza adequada dos dentes. Porém, e quando por alguma circunstância excepcional não for possível ter acesso a uma escova de dentes?

Pessoas que têm o hábito de fazer regularmente e de modo correto a limpeza dental dificilmente sofrerão sérios prejuízos à saúde bucal se ficar impossibilitadas de escovar os dentes em algum momento. Entretanto, se isto se repetir frequentemente o risco de cáries e problemas na gengiva poderá aumentar muito.

Fio dental

De modo emergencial, temos algumas opções de procedimentos que visam atenuar um pouco a ação bacteriana na falta de escovação. Sendo assim, caso tenha esquecido a escova, tente conseguir ao menos um fio dental para fazer a remoção da placa entre os dentes. Alguns dentistas acreditam que o fio dental por si só é muito eficiente contra as cáries.

O fio dental remove bactérias e os restos de alimentos presos entre os dentes e gengiva, mas é necessário enxaguar bem a boca após seu uso para uma limpeza mais completa.

Toalha

Outra opção na falta de escova de dentes é uma toalha de rosto ou uma toalha de papel na limpeza, pois a aspereza da toalha de rosto favorece a um resultado mais eficiente. Entretanto, uma toalha de papel servirá se você não tiver uma toalha de rosto como opção.

Para efetuar a limpeza, primeiro enrole a toalha em volta do dedo indicador. Depois, umedeça-a e coloque um pouco de pasta de dente (se tiver), esfregando nos dentes como se estivesse com uma escova. Comece pela gengiva e depois esfregue a toalha em movimentos circulares por cada dente. Enxágue a boca com água para finalizar.

Na falta de toalhas você pode passar o dedo com um pouco de creme dental nas superfícies dos dentes para dar uma sensação de bom hálito.

Enxaguante bucal

Se você tiver um enxaguatório bucal, pode também fazer um bochecho. O enxaguante bucal mata os micróbios da boca e inibe a formação de placas bacterianas. Porém, lembramos que ele deve ser usado em caso de emergência, e não como uma alternativa à escovação.

Essas são dicas para resolver a curto prazo, mas assim que tiver acesso a uma escova de dentes, utilize-a, pois nada pode substituir a escova e o fio dental para uma boa higiene bucal.

Agende uma avaliação

Entretanto, não se esqueça que as visitas periódicas ao dentista são fundamentais para manter sua saúde bucal em dia. Mesmo com uma boa rotina de cuidados em casa, é importante o acompanhamento profissional. Procure a Coife Odonto mais próxima de você e agende uma avaliação.

Gostou? Compartilhe!