Falta de vitaminas no organismo pode afetar os dentes

Uma alimentação rica em vitaminas é benéfica para seus dentes.

Os dentes exercem um papel fundamental na nossa saúde. Doenças periodontais, por exemplo, podem trazer consequências para a saúde em geral, como doenças cardíacas e até contaminações sanguíneas.

Para manter a saúde dos dentes, além da boa higiene, também é fundamental uma boa alimentação – rica em vitaminas e cálcio.

Alimentação e a formação dos dentes

A formação dos dentes de leite se dá durante a fase intrauterina e dos permanentes, ao longo dos primeiros anos de vida. Crianças com quadro de desnutrição e baixa absorção de vitaminas A, D, cálcio e fosfato poderão apresentar má-formação da coroa dos dentes permanentes. Vale destacar que não há um índice mínimo de ingestão de cálcio, a quantidade varia de pessoa para pessoa.

O leite e seus derivados, além das verduras de cor verde escura, são sempre recomendados para quem quer dentes bonitos e saudáveis. O motivo é que esses alimentos são ricos em cálcio, nutriente fundamental para a formação dos dentes. A carência da substância, chamada de hipocalcemia, afeta a formação do esmalte.

Vitamina D auxilia na absorção do cálcio

A baixa absorção do nutriente pode estar relacionada ao déficit de vitamina D, a carência desta vitamina, além de prejudicar a absorção de cálcio, pode ainda pode prejudicar a osteointegração de implantes por pacientes idosos devido a falhas na etapa de calcificação.

Quinze minutos diários de exposição ao sol, em média, já são suficientes para o nosso organismo sintetizar a vitamina D. Se for detectada a carência do nutriente, a rede pública de saúde conta com suplementos que são associados ao cálcio.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO