Fio dental: você precisa dele após todas as refeições

É comum que as pessoas quando questionadas sobre o que fazem para ter uma boa higiene bucal respondam normalmente que a escovação é o primeiro fator a ser lembrado. Entretanto, o uso do fio dental costuma ser esquecido ou visto com menos importância, não sendo seu uso feito após todas as refeições.

Segundo pesquisas, quando se come carboidratos, os microrganismos presentes na placa dentária convertem estas biomoléculas em um ácido ofensivo ao esmalte dos dentes. O ácido provoca a descalcificação do esmalte desencadeando uma lesão de cárie dentária, ou cavidade.

Veja a seguir 5 razões para não esquecer de usar o fio dental após todas as refeições

1 – Limpa onde a escova dental não alcança

Ele limpa as áreas que as cerdas da escova dental não alcançam, retirando não apenas aquele resto de alimento preso no dente que você logo repara no espelho, mas vai limpar principalmente nos espaços em que você não consegue enxergar.

2 – Prevenção de doenças

O fio dental previne diversas doenças orais agindo na remoção da placa bacteriana que, inicialmente, causa a sensação de dentes rugosos podendo progredir posteriormente para outros sintomas. Portanto, ele é de grande importância na prevenção das doenças gengivais auxiliando também na prevenção de perda óssea.

3 – Combate e previne sangramento na gengiva

Sangramento na gengiva é com frequência decorrência do não uso do fio dental. Mas é comum que pessoas com sangramento na gengiva associam, erroneamente, o fio dental à causa do problema.

Entretanto, o sangramento é provocado, muitas vezes, pelo acúmulo de placa bacteriana. Essas placas que causa inflamação da gengiva. Sendo assim, usar o fio dental pode auxiliar a evitar a causa do problema que é a placa acumulada. Caso o problema continue, o recomendado é procurar o dentista.

4 – Relação entre uso de fio dental e prevenção de doenças sistêmicas

Estudos apontam que ter dentes limpos pode diminuir a chance de ataque cardíaco e derrame. Segundo especialistas, existe correlação entre doenças periodontais e doenças sistêmicas, como por exemplo doenças cardiovasculares e diabetes. O que reforça a mensagem de que passar fio dental é um hábito essencial à saúde do corpo.

5 – Benefícios para autoestima

Outro benefício do uso constante do fio dental é o combate ao mau hálito o que auxilia na autoestima e confiança. Recomenda-se que o uso do fio dental seja feito preferencialmente antes da escovação, para maior eficiência no processo de limpeza.

O fio, que pode ser dobrado a fins de ampliar a área a ser limpa, deverá entrar na gengiva (temos uma espécie de vala entre ela e o dente onde as bactérias se alojam). Mas é importante ter cuidado e dosar a força aplicada para não a machucar.

Mesmo com todos os cuidados tomados na higienização bucal é essencial fazer visitas periódicas ao seu dentista. Procure a Coife Odonto mais próxima de você e agende a sua consulta.

Gostou? Compartilhe!