Entenda a importância do flúor na água que você consome

O emprego do flúor para a saúde dos dentes é uma prática usada há tempos como forma preventiva de cáries e outras doenças bucais. Ele deixa os dentes mais resistentes ao ataque dos ácidos.

Ele é tão importante que a água fluoretada já é realidade em quase todas as casas. O nível ideal de flúor na água potável é de 1 ppm (uma parte por milhão), isto é, 1g de flúor por 1000 litros de água. Nas cidades onde o sistema ainda não foi implantado, a população se encontra com níveis de cáries muito maiores do que nos locais onde o método é utilizado.

Este sistema preventivo é parte do programa do governo chamado Brasil Sorridente, implantado no país no começo dos anos 2000. Na cidade de São Paulo, foi ainda mais cedo: na década de 1980. Mineral natural encontrado em várias fontes de água, ele ajuda a endurecer o esmalte e possui função bactericida, eliminando da boca micro-organismos que destroem os dentes.

Vale lembrar que, para prevenção, são indicados bochechos diários com solução de flúor (geralmente os cremes dentais já possuem flúor em sua composição) e ainda pode ser indicada a aplicação tópica a cada semestre, feito no consultório odontológico.

Flúor para bochecho

Quanto à solução de flúor para bochecho, ela pode ser usada em duas concentrações: 0,05% para bochechos diários e 0,2% para bochechos semanais. O bochecho diário é mais recomendado, pois acaba se tornando um hábito. As pessoas que fazem uso de aparelho ortodôntico fixo, por exemplo, além de terem que higienizar muito bem os dentes, devem fazer o bochecho diário com flúor, assim como as pessoas que têm um alto índice cariogênico.

O bochecho deve ser feito durante um minuto, e crianças menores de 6 anos não devem utilizá-lo, pois o produto, se for ingerido, será prejudicial ao organismo. O flúor em solução deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Lembrando que apenas um profissional pode indicar o melhor método para a saúde preventiva de sua boca. Para isso, consulte regularmente seu dentista.


Dúvidas? Fale com nossa atendente virtual no Facebook 🙂

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO