Qual a importância do flúor para os dentes?

O emprego do flúor para a saúde dos dentes é uma prática emprega há tempos como forma preventiva de cáries e outras doenças bucais. Ele deixa os dentes mais resistentes ao ataque dos ácidos. Ele tem sido classificado como o agente inibidor de cáries mais eficiente, seguro e econômico.

A importância do flúor para a saúde

Ele é tão importante, que a água fluoretada já é realidade em quase todas as casas. O nível ideal de flúor na água potável é de 1 ppm (uma parte por milhão), isto é, 1g de flúor por 1000 litros de água. Nas cidades onde o sistema ainda não foi implantado a população se encontra com níveis de cáries muito maiores do que nos locais onde o método é utilizado.

O flúor pode ser administrado por duas vias: pela via sistêmica e pela via tópica. Pela via sistêmica entende-se que o flúor será ingerido por intermédio de água fluoretada e suplementos de flúor, que pode ser feito por meio de comprimidos ou em gotas, por via oral. Já por via tópica, ele pode ser administrado por meio da pasta de dente, de soluções para bochecho ou pela fluoretação tópica, que deve ser realizada no consultório pelo dentista.

Flúor para bochecho

Para prevenção, são indicados bochechos diários com solução de flúor e ainda a aplicação tópica a cada semestre, feito no consultório odontológico.

Quanto à solução de flúor para bochecho, ela pode ser usada em duas concentrações: 0,05% para bochechos diários e 0,2% para bochechos semanais. O bochecho diário é mais recomendado, pois acaba se tornando um hábito. As pessoas que fazem uso de aparelho ortodôntico fixo, por exemplo, além de terem que higienizar muito bem os dentes, devem fazer o bochecho diário com flúor, assim como as pessoas que têm um alto índice cariogênico.

O bochecho deve ser feito durante um minuto, e crianças menores de 6 anos não devem utilizá-lo, pois o produto ingerido será prejudicial ao organismo. Assim, o flúor em solução deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Lembrando que, apenas seu dentista pode indicar qual melhor método para a saúde preventiva de sua boca.

Para isso, consulte regularmente seu dentista.


Dúvidas? Fale com nossa atendente virtual no Facebook 🙂

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO