Você conhece a função de cada dente da nossa boca?

A arcada dentária é dividida em quatro grupos e cada dente em nossa boca tem uma função específica. Conheça suas funções e nomenclaturas!

Cada dente em nossa boca tem uma função específica. A anatomia da cavidade oral é perfeita não apenas para a mastigação, mas também para a nossa fala e deglutição de alimentos. A boca, por ser a “porta de entrada” dos alimentos, exerce uma função importante em todo o funcionamento do organismo.

Os seres humanos possuem, na sua primeira dentição, 20 dentes de leite (10 na parte superior e 10 na inferior). Após os 6 anos, os dentes de leite começam a cair e surge a dentição permanente. Esta é formada por 32 dentes (16 superiores e 16 inferiores). Desta forma, o ser humano possui 4 incisivos, 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares na parte superior e a mesma quantidade na inferior.

A arcada dentária é dividida em quatro grupos, veja quais são:

Dentes incisivos: os dentes da frente

Os quatro dentes da frente, tanto na parte superior como na parte inferior, são chamados de incisivos.

Sua principal função é cortar os alimentos. Os dois incisivos de cada lado da linha média são conhecidos como incisivos centrais. Os dois dentes adjacentes aos incisivos centrais são conhecidos como incisivos laterais. Os incisivos têm uma única raiz e uma borda incisiva afiada.

Dentes caninos: função de rasgar os alimentos

Existem quatro caninos na cavidade oral. Dois no arco maxilar e dois na região mandibular.

Eles se encontram atrás e adjacentes aos incisivos laterais. Sua principal função é rasgar os alimentos. Eles têm uma única cúspide pontiaguda e uma única raiz. Eles têm a raiz mais longa de todos os dentes. Eles também servem para formar os cantos da boca.

Dentes pré-molares: os dentes da mastigação

Esses dentes estão localizados atrás e adjacentes aos caninos e são projetados para esmagar os alimentos.

Existem oito pré-molares na cavidade oral. Dois em cada quadrante da boca. O mais próximo da linha média é o primeiro pré-molar e o mais distante da linha média é o segundo pré-molar. Esses dentes podem ter 3-4 cúspides. O primeiro pré-molar maxilar tem duas raízes, e os pré-molares restantes têm uma única raiz. Não existem pré-molares na dentição primária.

Dentes molares: projetados para triturar os alimentos

Os dentes mais posteriores da boca são os molares. Eles têm superfícies mais largas e planas com 4-5 cúspides. Eles são projetados para triturar os alimentos.

Em geral, os molares têm duas raízes, embora o primeiro molar maxilar (atrás do segundo pré-molar) tenha três raízes. Existem 12 molares na dentição permanente, sendo três em cada quadrante da boca. Eles são nomeados começando pelos mais próximos da linha média como primeiros molares, segundos molares e terceiros molares. Algumas pessoas não desenvolvam totalmente os terceiros molares. Os terceiros molares são muitas vezes chamados dentes do siso. A dentição primária contém apenas oito molares.


Dúvidas? Fale com nossa atendente virtual no Facebook 🙂

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO