Grávidas podem colocar aparelho ortodôntico?

Durante o período da gestação há uma grande variação na taxa hormonal da mulher, o que é completamente normal. Com todas essas alterações, fica a dúvida: grávidas podem colocar aparelho ortodôntico?

Todo o corpo sofre alterações e isso reflete também na saúde bucal. Com a diminuição da saliva, a gestante fica mais propensa a ter cáries e fica mais suscetível a casos de gengivite e periodontite. Por isso, é indispensável o acompanhamento de um dentista durante toda a gestação.

Segundo o Dr. Francisco Ferreira Xavier Neto (CRO/CE 8404), não há contraindicações para o uso de aparelho ortodôntico durante a gravidez, mas ele ressalta algumas restrições e cuidados especiais a serem considerados, especialmente durante o primeiro trimestre.

Raio-x odontológico durante a gravidez

A colocação do aparelho propriamente dito tem várias etapas, sendo que uma das mais importantes é o diagnóstico profissional. Aqui, exames são solicitados à paciente, e isso obrigatoriamente inclui o Raio-x – esse é um ponto delicado.

“Grávidas podem, sim, colocar aparelho nos dentes. O que deve ser evitado nesse período é fazer a radiografia panorâmica, pois a exposição à radiação pode se tornar um risco para a formação do feto”, comenta Xavier. “Mas, se houver mesmo a necessidade para a paciente, o raio-x é feito, sempre tomando os devidos cuidados com a proteção tanto da gestante como do bebê,” complementou.

E se a gravidez for descoberta após a realização do Raio-x? Segundo o especialista, não há o que se preocupar para dar continuidade ao tratamento normalmente: a gestante pode fazer as manutenções do aparelho normalmente.

Existe alguma anestesia específica para as grávidas?

Outra preocupação das gestantes pode estar relacionada ao uso da anestesia durante a gravidez.

A princípio, não existe riscos quanto a aplicação de anestesia local caso a paciente precise fazer alguma extração ou um tratamento de canal antes de colocar o aparelho. Porém, segundo citou o profissional, é importante ficar atenta a esses dois casos:

1) O uso da mepivacaína é desaconselhado em gestantes, pois pode haver toxicidade para o feto;
2) Casos de hipertensão, nos quais um anestésico sem vasoconstritor é recomendado.

Esta decisão não deve ser tomada sem o acompanhamento médico. Se houver alterações hormonais, alergia a alguma substância ou medicamento, ele saberá quais são os caminhos mais seguros: “Caso a paciente precise de uma anestesia, ela deve fazer uma avaliação médica para que este diga qual é a mais indicada para ela,” destaca o Dr. Francisco.

Recomendações para seguir em casa com seu aparelho ortodôntico

Confira algumas dicas para que seu tratamento ortodôntico durante a gravidez seja um sucesso:

• Cuidado redobrado com a higienização bucal
• Não faltar às consultas ao dentista e nem de manutenção do aparelho
• Acompanhamento médico é essencial em conjunto com o odontológico
• Não deixar de tomar os devidos cuidados com seu aparelho ortodôntico

Grávidas podem colocar aparelho ortodôntico, sim! Seguindo todas essas recomendações e tendo um acompanhamento médico e odontológico que se complementam, a gestante pode fazer seu tratamento com tranquilidade!

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO