Harmonização Orofacial: entenda tudo sobre esse tratamento estético

Assunto do momento nas redes sociais, a harmonização orofacial vai além de um belo sorriso. A técnica envolve diversos procedimentos que contribuem para melhorar a imagem do paciente como um todo. Aplicada pelo próprio dentista, contando com toda segurança necessária, alcança excelentes resultados que vão desde o formato do rosto, dos lábios até a textura da pele que aliam técnicas de preenchimento labial com ácido hialurônico, bichectomia e fios de sustentação.

De um modo geral, ela corrige pequenas imperfeições no rosto sem a necessidade de passar por cirurgias muito intensas.

Embora esteja muito relacionada à imagem, a harmonização orofacial não é um procedimento que visa única e exclusivamente a estética. Na maioria dos casos, ela também traz benefícios funcionais, ajudando a elevar a autoestima do paciente e a sua satisfação com os tratamentos realizados.

Conheça alguns dos procedimentos que englobam a harmonização orofacial:

Preenchimento facial

A técnica de preenchimento facial pode ser realizada nos lábios, assim como em outras áreas do rosto. Consiste na aplicação de substâncias biocompatíveis — como o ácido hialurônico e o colágeno — para corrigir imperfeições e desarmonias nos tecidos.

Essas substâncias são seguras, ao passo que já são encontradas no organismo humano. Elas estimulam a produção natural de colágeno, hidratam a área tratada e preenchem os sulcos (como rugas e linhas de expressão), além de darem volume para as áreas onde exista falta de tecido.

Botox®

Botox® é o nome mais popular e comercial da toxina botulínica — um complexo de proteínas extraído da bactéria Clostridium botulinum, cuja reação atua sobre a musculatura do organismo com finalidades médicas e estéticas. Essa substância é segura e eficaz para melhorar a funcionalidade e dinâmica facial, assim como promover a correção de imperfeições.

A toxina botulínica inibe a ação da acetilcolina, um neurotransmissor que envia os impulsos nervosos para as células dos músculos. Assim, a toxina ajuda a promover o relaxamento da musculatura, suavizando rugas, melhorando o aspecto e a flacidez da pele.

Bichectomia

Todas as pessoas têm em sua face uma porção de tecido adiposo chamada de bolas de Bichat. Elas se localizam nas bochechas e, quando são muito volumosas, deixam a face mais arredondada. Essa característica nem sempre é positiva, pois pode deixar a aparência infantilizada e prejudicar os contornos faciais.

A bichectomia é uma cirurgia realizada com o intuito de remover o excesso de gordura das bochechas, a fim de afinar o rosto, evidenciar os contornos e as maçãs da face. A remoção é feita pela cavidade oral, por isso, não deixa cicatrizes, sendo um procedimento muito simples e seguro.

Fios de sustentação

Diversos fatores interferem na firmeza da musculatura e da pele da face — como no caso da perda de dentes, funções irregulares da mastigação ou da fala e perda do tônus, causado pelo envelhecimento. Tudo isso deixa a aparência com aspecto de envelhecida e cansada, corrigindo o problema com a aplicação dos fios de sustentação.

Fabricados em material biocompatível, eles são posicionados abaixo da pele e promovem o efeito lifting, reposicionando os tecidos e devolvendo a sua firmeza. Além disso, estimulam a produção de colágeno, o que favorece ainda mais o rejuvenescimento e a melhora da aparência.

Dicas para fazer um tratamento seguro e eficaz

Como você observou, existem diferentes tratamentos para atender às distintas necessidades dos pacientes que buscam a harmonização orofacial. No entanto, há quem ainda veja esses procedimentos com certo receio, em especial por serem realizados por dentistas.

Os profissionais são perfeitamente capacitados para isso: precisam passar por treinamentos e especializações para que estejam aptos a realizar os procedimentos citados, tendo amplo conhecimento da anatomia facial e sua dinâmica. Portanto, sabem exatamente o que precisa ser feito para melhorar a aparência e devolver as funcionalidades para áreas afetadas.

É importante ressaltar que todos os procedimentos são seguros e confortáveis, já que o paciente recebe anestesia local, justamente para evitar incômodos ou dores. Mesmo assim, caso você ainda não se sinta à vontade em relação a alguma etapa do processo, é recomendado agendar uma consulta para esclarecer as dúvidas com diretamente com os profissionais envolvidos.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO