Dicas de saúde

Limpeza dental infantil e a importância para a criança

Confira nesse artigo como cuidar da limpeza dental infantil”

A dentição da criança requer uma atenção especial, mesmo que os dentes permanentes ainda levem alguns anos para se estabelecer. Isso porque a escovação, mesmo que supervisionada, muitas vezes não é o suficiente para evitar cáries.

Pesquisas comprovaram que, no Brasil, até os 6 anos de idade, somente 39% das crianças apresentam um quadro de saúde total da boca, com completa inexistência de cáries. E, para piorar, a partir dos 12 anos, cerca de 70% das crianças já têm o problema, que se consolida entre os adultos.

A limpeza dental infantil traz inúmeros benefícios, sendo um processo essencial para a manutenção bucal dos pequenos. Além disso, quando essa limpeza é realizada em conjunto com uma rotina diária de cuidados bucais, é possível prevenir e tratar doenças, mantendo um sorriso muito mais saudável.

A profilaxia é um procedimento bem simples e, na maioria dos casos, indolor. Por isso, pode-se dizer que essa prática não traz risco algum aos pacientes, mas vários benefícios que ajudam a manter a saúde em dia.

De modo geral, o ideal é que a visita ao dentista para a realização da profilaxia seja feita, pelo menos, duas vezes ao ano, com um intervalo de seis meses entre elas. No entanto, é preciso analisar as especificidades de cada paciente, avaliando o risco de cáries com base na rotina da criança. Essa análise se faz necessária porque pacientes que apresentem maior propensão para o aparecimento de doenças bucais podem ter o tempo de uma consulta e outra reduzido, podendo ser de até dois em dois meses.

Agora que conferiu essas super dicas, agende sua avaliação para garantir a saúde bucal das crianças clicando aqui.


Gostou? Compartilhe!