7 mitos e verdades sobre o Aparelho Ortodôntico 

Pessoas com necessidade de tratamento com aparelho ortodôntico chegam aos consultórios com várias dúvidas na cabeça.

Muitas delas são mitos, daqueles que vão sendo ditos de pessoa a pessoa, até que achemos que seja verdade. Logo, muitas dessas coisas acabam impedindo que a pessoa inicie o tratamento – seja por medo ou informações incompletas.

Para acabar com todos os seus questionamentos, os especialistas da Coife Odonto separaram as principais questões que seus pacientes têm quando começam o tratamento.

Confira abaixo e compartilhe com seus amigos!

Usar Aparelho Ortodôntico é dolorido e os resultados demoram para serem alcançados

MITO. 

No início do tratamento é comum que o paciente sinta um pouco de dor, por conta da força que é aplicada para a movimentação dos dentes, porém com o decorrer do tratamento a força aplicada é menor a cada manutenção.
Quanto ao tempo, a média de tratamento é de dois anos, o que depende muito do cuidado e frequência do paciente nas consultas. 

Aparelhos ortodônticos são todos iguais e servem para a mesma coisa 

MITO.

Eles variam no tamanho, angulação e profundidade do slot (área que aloja o fio ortodôntico). Podem ser metálicos ou estéticos. 

Quer conhecer alguns dos tipos de Aparelhos Ortodônticos disponíveis e para quais casos são indicados? Clique aqui!

A cola que segura os bráquetes mancha os dentes 

MITO.  

As “colas”, que na realidade chamam resinas, são especiais para tratamentos ortodônticos. O que mancha os dentes é a falta de escovação. 

Não dá para beijar na boca com aparelho, pois você pode se machucar ou machucar a outra pessoa 

MITO.

Não existe nenhuma contraindicação a namorar ou beijar na boca para quem usa aparelho. É só uma questão de ter cuidado e não ser tão afoito na hora do beijo. 

Aparelhos precisam de cuidados especiais 

VERDADE.

É preciso ter mais atenção na hora da escovação. É normal que ela se torne mais demorada e detalhada para evitar acúmulo de comida, afinal, com o aparelho é mais fácil ficar resíduos nos cantos dos dentes ou entre eles. E também é preciso atenção com o que se come e como se come. 

Você terá melhores resultados se usar o aparelho na infância 

VERDADE.

Se for a questão do tratamento preventivo. Um bom exemplo em que esse tratamento funciona melhor é em problemas de muita falta de espaço, mordida cruzada ou aberta. 

Mesmo assim, não significa que adolescentes ou adultos não possam fazer um tratamento ortodôntico! Mas atenção: somente quem pode indicar a utilização (ou não) de um Aparelho Ortodôntico é um ortodontista, sempre após uma avaliação em consultório.

Quem usa aparelho ortodôntico apresenta dificuldade para falar 

VERDADE (no começo).  

Existem pessoas que estranham muito os aparelhos no início por conta da nova posição dos lábios e sentem uma dificuldade para falar, mas, depois de um tempo, todo mundo acostuma. 

_

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO