Saiba o que acontece na sua boca enquanto você dorme

O sono é o momento em que o ser humano repõe as energias. Em funcionamento, mas em menor ritmo de respiração, várias coisas acontecem para manter a manutenção do nosso corpo.

A qualidade da nossa saúde bucal pode ser observada pelos “acontecimentos” dentro da nossa boca durante o sono. Veja abaixo algumas curiosidades sobre o que acontece enquanto você dorme:

1) Saliva diminui

Ao dormir, a nossa saliva diminui, criando um ambiente perfeito para as bactérias agirem rapidamente, formando uma placa, que pode levar à cáries e doenças na gengiva. Além disso, quanto mais tempo a placa fica em um lugar, mais provavelmente ela se tornará tártaro. Isso também é responsável pelo mau hálito matinal.

2) Bruxismo

Caracterizado pelo ranger ou aperto exagerado dos dentes, fazendo com que a pessoa acorde com dores de cabeça ou na região da mandíbula e apresente desgaste e aumento de sensibilidade nos dentes. Em algumas pessoas o hábito de ranger ou pressionar os dentes se prolonga durante todo o dia e, em casos mais graves, o bruxismo é capaz de afrouxar os dentes e até mesmo fraturá-los. Além disso, pode trazer problemas que envolvam a articulação de mandíbula.

3) Ronco

O estreitamento provocado na garganta, aliado a diminuição da saliva, faz com que surja o ronco. Aliado a isso, se a pessoa dormir com a boca aberta, ele será ainda mais alto – por conta de um maior estreitamento na garganta, além de aumentar a proliferação de bactérias.

4) Boca Seca

A boca seca durante o sono tem origem, principalmente na diminuição da saliva, como já citado anteriormente, porém está condição também pode ser sinal de desidratação. A xerostomia, como é chamada, pode ser agravada pelo ambiente seco ou ainda ser efeito colateral de alguma medicação.

Especialistas alertam, sempre, que escovar os dentes antes de dormir é primordial para evitar doenças bucais.

Depois de limpar os dentes, a língua também deve ser escovada com movimentos suaves de varredura de trás para frente. Antes de iniciar a escovação, não esqueça de passar o fio dental entre todos os dentes com movimentos de vai e vem para eliminar a sujeira. Não deixe sua higiene bucal para o dia seguinte. Mantenha seu sorriso limpo todas as noites.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO