O que causa sensibilidade nos dentes?

Dentes sensíveis são um incômodo que afetam mais de 57% da população adulta. Mas o que causa a sensibilidade nos dentes?

A dificuldade em comer alimentos gelados ou muito quentes acaba se tornando um grande problema por conta da dor, que apesar de passageira, é causada pela exposição a temperaturas extremas.

Ela pode acontecer em duas situações: quando ocorre a erosão do esmalte do dente e quando a gengiva se retrai.

Nos dois casos, a causa para essa sensibilidade está na exposição da dentina – parte do dente que recobre o nervo e tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa gengival, no centro.

Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos.

No caso da gengiva, se é agredida por bactérias ou por uma escovação brusca demais, ela inflama e passa a se retrair. Ao diminuir de tamanho, esse tecido deixa parte da raiz do dente, que não tem esmalte, descoberta. E a própria dentina também fica exposta, sofrendo em contato com alimentos em extremos de temperatura.

Em caso de dentes sensíveis, o que evitar?

1- Dieta ácida: Frutas cítricas demais e refrigerantes, por exemplo, alteram o pH bucal. Se estiver baixo, ele abre portas para que a acidez corroa os prismas, “tijolos” que formam o esmalte dentário. Desse modo, o dente fica sem a camada de proteção e isso é mais uma das causas para a sensibilidade dentária.

2- Má higiene: estos de comida dão brecha a bactérias por trás de erosão dentária, retração nas gengivas e cáries – aí o dente fica exposto.

3- Escovação bruta: mão pesada na hora da limpeza bucal faz a gengiva se retrair em busca de proteção, deixando a sensível dentina desguarnecida.

4- Dente quebrado: Uma rachadura ou o buraco de uma obturação que caiu são o suficiente para expor a dentina e provocar dor.

Tratamentos para sensibilidade nos dentes

Visita ao dentista

Restaurações com resina líquida substituem o esmalte lesado. Em outros casos, tenta-se até pôr a gengiva de volta no lugar com cirurgia.

Dica: agende uma avaliação com um profissional da clínica Coife Odonto mais próxima de você neste link 🙂

Cerdas macias

Há escovas disponíveis que facilitam uma higienização bucal mais delicada. Assim, a gengiva para de recuar e a dentina é preservada.

Enxaguante com flúor

A substância reforça os prismas que integram o esmalte e o deixam impermeável. Já pastas específicas para sensibilidade trazem efeito anestésico.