O que deixa a língua branca?

Tão importante quanto escovar os dentes, está a escovação da língua. O acúmulo de alimentos e células mortas que se acumulam entre as papilas gustativas sofrem a ação de bactérias, podem ocasionar a saburra lingual.

Apesar do aspecto desagradável, na maioria dos casos, a saburra lingual não é sinal de doenças, e tem como possíveis causas a má higiene bucal, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, febre, boca seca, desidratação, efeito adverso de algum medicamento, falta de ferro ou vitamina B7, língua geográfica, entre outras.

Língua branca pode indicar doença?

Entretanto, é preciso observar se o esbranquiçado se concentra em apenas uma parte da língua, por exemplo ou ainda, se a lesão branca é aveludada ou elevada como uma ferida. Neste caso é importante procurar orientação de um profissional. Problemas no fígado ou no aparelho digestivo podem prejudicar a absorção de vitaminas, levando ao aparecimento de um manto branco na boca.

Como se livrar da saburra lingual?

A saburra pode e deve ser eliminada por meio de um dispositivo chamado “limpador de língua”. O limpador é muito mais eficiente do que a escova e deve ser usado diariamente na higiene bucal.  Enxaguantes bucais sem álcool também podem ajudar a remover e a prevenir o esbranquiçamento da língua.

Se a camada não for removida com a escovação ou raspagem, é preciso procurar um dentista para que possa investigar a fundo as causas e indicar o melhor tratamento.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO