Periodontite e seus sintomas

O que é Periodontite? quais os sintomas e tratamentos

“Saiba tudo sobre Periodontite, o que é e quais os principais sintomas nesse blog”

Diferença entre a gengivite (estágio inicial) e a periodontite (avançado). Como é o processo de evolução. Quais os sintomas e consequências (levando à perda dos dentes). Quais são as opções de tratamento…

Muitas pessoas acham que o maior problema bucal são as cáries, mas depois dos 35 anos elas tendem a reduzir. “Após essa idade, as doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite são os quadros bucais mais frequentes”, considera o cirurgião dentista Rodrigo Bueno de Moraes, especialista em periodontia e consultor científico da Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD).

Dentre essas doenças, o estágio mais grave é a periodontite, em que as bactérias acumuladas na boca devido à má escovação se calcificam nos dentes, formando o cálculo dental. “Além de produzir irritação, ele propicia o acúmulo de mais placa bacteriana, em um círculo vicioso”, considera o cirurgião-dentista Sidnei Goldmann, especialista em implantes e estética bucal. Essas bactérias passam então a destruir as estruturas que sustentam os dentes, começando pela gengiva e chegando até os ossos.

Quando a doença chega a esse ponto, nem sempre é possível reverter os danos já causados. Portanto, veja alguns sintomas de que a gengivite (estágio inicial da doença) evoluiu para uma periodontite:

Principais sintomas da periodontite

1. Amolecimento e queda dos dentes

2. Dentes alongados

3. Aumento da sensibilidade

4. Formação de bolsas nas gengivas

5. Dores

Caso se identifique com alguns desses sintomas, corra para agendar sua avaliação com um dentista clicando aqui.

Gostou? Compartilhe!