O que eu posso comer usando aparelho ortodôntico?

É importante ter cuidados especiais durante o tratamento com o aparelho ortodôntico. Existem alimentos que podem danificar o aparelho, por isso o ideal é evitá-los.

Dores e desconforto são incômodos comuns para quem usa aparelho ortodôntico. No início do tratamento, ou após o ajuste, os dentes ficam sensíveis, doloridos e até situações da nossa rotina ficam mais complicadas, como fazer a higiene bucal e até mesmo se alimentar. Mas, com o tempo de uso o paciente se adapta ao aparelho e o desconforto diminui.

Por isso, quando descobrem a necessidade de usar aparelho nos dentes algumas pessoas ficam preocupadas com o que terão que mudar na rotina, principalmente na alimentação. É importante ter cuidados especiais durante o tratamento. Existem alimentos que podem danificar o aparelho, por isso o ideal é evitá-los. Quanto maior o cuidado, mais rápido o tratamento terá o resultado desejado.

Pesando nisso, criamos uma lista com o que você pode comer e o que deve evitar nos primeiros dias após colocar o aparelho ortodôntico. Assim você saberá como evitar incômodos e minimizar os riscos de danificar seu aparelho.

Carnes: As macias são mais indicadas para que você não sinta dor ao mastigar, mesmo quando já se adaptou ao aparelho ortodôntico. Prefira as mais cozidas, sem osso e tenha cuidado ao morder.

Frutas: Nosso conselho é que você corte as frutas antes de comer. Com aparelho, alguns hábitos que eram comuns devem mudar. Morder uma maça, por exemplo, você não poderá fazer mais. Com a mordida há o risco de quebrar um bráquete. Além de cortar, há a opção de amassar. Assim você consegue se alimentar sem desconforto, e sem danos ao aparelho.

Iogurte: Você sabia que esse alimento contém nutrientes e sacia a fome? Ainda é de fácil ingestão e uma ótima opção para lanches.

Sopa: As sopas também são alimentos fáceis de mastigar e ajudam a matar a fome. Principalmente nos primeiros dias após colocar aparelho ortodôntico, ela é a opção para se alimentar sem dor.

Legumes e verduras: Saudáveis e macios, recomendamos que coloque mais verduras e legumes na sua alimentação depois de começar a usar aparelho nos dentes. Os mais sólidos podem ser cozidos, assim você conseguirá mastigá-lo sem dor.

Macarrão:

Os variados tipos de massas são uma ótima pedida para quem está nessa fase inicial pós montagem do aparelho ou pós manutenção ortodôntica. Adicione molhos como de tomate ou quatro queijos e tenha uma refeição apetitosa e sem dor.

Vitaminas e sucos: Se você recém colocou ou ajustou o aparelho e até mesmo os outros alimentos estão, o indicado é consumir vitaminas e sucos, que podem suprir os nutrientes e matar a fome. Depois que a sensibilidade nos dentes passar, você pode comer os outros alimentos que citamos acima normalmente.

O que eu devo evitar comer usando aparelho ortodôntico?

Assim como alguns alimentos são indicados para pessoas que usam aparelho ortodôntico, outros é bom evitar, já que podem causar danos. Outro podem deixar os dentes mais doloridos ou são difícil de ser mastigados, principalmente após os ajustes.

A seguir a lista dos alimentos que devem ser evitados. Se não resistir a eles, tome cuidado na mastigação e na higienização após a alimentação.

Alimentos duros, grandes ou pegajosos: Evite balas, castanhas, doces ou outros alimentos duros/crocantes. Isso porque podem causar dano ao bráquete e assim atrasar o resultado do seu tratamento.

O tamanho do alimento também pode causar desconforto na mastigação, ou danificar o seu aparelho ortodôntico. Nesse caso, o indicado é não morder todo e sim cortar em pedaços. Assim facilita a mastigação e você não corre riscos de soltar peças do aparelho.

Se você gosta de mascar chicletes e gomas, terá que mudar esse hábito; eles podem grudar e deixar o aparelho todo sujo. O problema pode ser ainda maior: se a escovação não é feita da forma correta, esses alimentos ficam entre os dentes e nas peças do aparelho; isso causar placa bacteriana.

Gostou das nossas dicas? Agende sua avaliação na Coife Odonto mais próxima e nossos profissionais vão cuidar do seu sorriso!

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO