O que evitar comer após um clareamento dental?

Exibir dentes mais brancos, posar para fotos com aquele belo sorriso é o desejo de muita gente que acaba optando por um tratamento de clareamento dental. É natural que, com o passar do tempo, o dente mude de cor, apresentando uma tonalidade mais amarelada.

O clareamento dental é uma microlimpeza da estrutura do dente, e ocorre através de um processo químico em que o oxigênio livre quebra as moléculas responsáveis pela coloração do dente (pigmentos externos), agindo na oxidação de proteínas e aminoácidos. Dessa forma, essas moléculas permitem maior reflexão de luz, e consequentemente, o dente fica com a aparência de ser mais claro.

Quais os tipos de clareamento dental?

O clareamento pode ser realizado em casa, com uma moldeira. Nela é colocado um gel clareador de menor concentração e aplicado no período de 4 horas diárias. Entretanto, o tratamento caseiro é mais demorado e os resultados são percebidos progressivamente.

No tratamento realizado em consultório é feita a aplicação de um gel clareador de alta concentração, com interação de luz de LED ou laser. Neste caso, o clareamento pode ser percebido imediatamente. Este procedimento realizado em consultório pode ser repetido de acordo com a necessidade individual de cada pessoa.

Quais alimentos evitar?

Certos alimentos provocam o aparecimento de manchas em nossos dentes, alterando sua cor natural e tornando-os amarelos. Por isso, esses alimentos, quando consumidos excessivamente podem interferir nos resultados do tratamento, reduzindo a durabilidade da cor almejada com o clareamento.

Sendo assim, durante o uso do gel clareador o recomendado é evitar todos os alimentos e bebidas com pigmentação escura.

Entre as bebidas que devem ser evitadas após um clareamento dental estão: o café, chá preto, vinho tinto, refrigerantes, molho shoyu, suco de açaí, suco de uva e chocolate. Mas além desses, alimentos como a beterraba, ketchup, frutas cítricas e verduras de cor intensa também devem ser evitados.

Mesmo parecendo inofensivos, alguns alimentos podem ter efeito nocivo aos dentes que estão passando pelo processo de clareamento. Um exemplo são os refrigerantes, bebida em que a acidez pode ser agressiva aos dentes provocando maior sensibilidade e incômodo, além de manchá-los.

Para evitar problemas no clareamento dental preste atenção às características principais dos alimentos. Os que são muito cítricos, muito doces ou pigmentados devem ser evitados.

E se você pensa em fazer um clareamento dental, entre em contato com a Coife Odonto mais próxima da sua casa e agende sua avaliação. Nossos dentistas estão prontos para te atender.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO