Perda dos dentes: quais os principais motivos?

Há diversos motivos que podem levar a perda dos dentes na fase adulta.

Dentre eles, a mais comum é a periodontite, que é uma doença inflamatória bucal que pouca gente conhece.

Quando não diagnosticada a tempo, essa inflamação da gengiva se agrava atingindo o sistema de sustentação do dente. Nele há os ligamentos, a parte óssea, a gengiva e a raiz do dente. Entre as consequências da enfermidade estão desde a perda dos dentes até doenças cardíacas.

Os principais sinais de periodontite são o sangramento da gengiva durante a higienização, o dente ‘amolecido’, mau hálito acentuado e uma  placa branca em volta do dente, que denota a formação de tártaro.

Há ainda o bruxismo, comum em grande parte da população, que nada mais é que o ato de ranger os dentes enquanto dorme. Segundo os especialistas da Coife Odonto, este hábito provoca o desgaste dos dentes de forma contínua o que pode levar a perda dentária.

O mau posicionamento dos dentes, ou mordida cruzada e a cárie, causada pela descalcificação do esmalte e invasão de microrganismos (bactérias) que amolecem e destroem a estrutura dental, sendo por muitos considerado o grande vilão.

Sinais de risco para perda dos dentes

Perder os dentes não é normal, nem mesmo na terceira idade. Para isso fique atento a alguns sinais de alerta e procure seu dentista para o tratamento correto o quanto antes.

Sensibilidade ou sangramento da gengiva

Uma gengiva que sangra durante a escovação, ao usar o fio dental ou enquanto você come é um dos sintomas mais comuns da infecção periodontal. As toxinas que se acumulam na placa causam uma infecção bacteriana que deixa os tecidos da boca propensos ao sangramento.

Mau hálito

Ainda que o mau hálito seja multifatorial, uma de suas causas pode ser o acúmulo de velhas partículas de alimentos que se acomodam entre os dentes e abaixo da gengiva. Estas são as que levarão à periodontite.

Gengiva retraída

A periodontite, quando não é tratada, pode provocar a retração da gengiva e a perda dos dentes. Neste ponto, somente uma escovação adequada não será suficiente para tratar o problema. O dano é irreversível e precisa ser avaliado por um dentista.

Dentes frouxos

Quando a gengivite evolui para uma periodontite, a parte da gengiva que sustenta os dentes fica debilitada devido à acumulação de placa. Enquanto os tecidos do osso acabam se danificando, os dentes se afrouxam e podem mudar de posição ou até cair.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO