Periodontite e Covid-19

Periodontite e Covid-19: quais os riscos para a sua saúde

“Periodontite e Covid-19: saíba como a periodontite afeta pessoas com covid nesse artigo”

Com o agravamento da pandemia, muitas pessoas deixaram de lado a saúde bucal. Os dados apontam que houve uma queda de quase 40% na procura por tratamentos odontológicos nos últimos meses.

O número, que pode refletir o cuidado por conta do distanciamento social e o medo de contaminação, também traz outra face: o risco de complicações pelo novo coronavírus que se agrava por conta das doenças bucais, entre elas a periodontite.

Pesquisadores de instituições do Catar, Espanha e Canadá publicaram recentemente um artigo no Journal of Clinical Periodontology, que apontam que pessoas com a forma mais grave de periodontite tinham um risco três vezes maior de serem intubados, internados na UTI ou morrerem por causa do Sars-CoV-2.

Para chegar a este dado, os pesquisadores avaliaram radiografias da boca de 568 pacientes que sofreram com o coronavírus. A pesquisa reforça uma hipótese já discutida desde o início da pandemia. A periodontite gera uma inflamação sistêmica, que vai além da boca. Ela está associada a doenças cardíacas e respiratórias, diabetes e obesidade. E esses problemas são frequentemente ligados aos casos mais sérios de Covid-19.

Vale lembrar que a saúde bucal está intimamente ligada à manifestação de doenças no organismo e que visitar seu dentista regularmente, mesmo durante a pandemia é uma forma de prevenir complicações.

Todas as nossas clínicas seguem protocolos rígidos de higienização e cuidados para evitar a disseminação do vírus, desta forma você se protege, ao mesmo tempo em que não descuida da sua saúde.

Para a prevenção agende já uma avaliação clicando aqui.

“Periodontite e Covid-19, agora você sabe como se proteger”

Gostou? Compartilhe!