Posso fazer um implante dentário no mesmo dia da extração do dente?

Quando o dente está na parte mais visível é recomendado fazer o implante dentário no mesmo dia da extração, mas ainda existem alguns fatores a ser analisados

Extrair um dente é uma opção do dentista quando não há mais como restaurá-lo. A extração do dente é vista como o último dos recursos, e isso pode causar tensão no paciente, mas é um procedimento seguro e que visa a melhor saúde bucal.

Após a extração o dentista verá o que deve ser feito no lugar onde antes estava o dente. O ideal será colocar uma prótese, um implante, ou aguardar? É sempre bom lembrar que deixar o espaço vago pode prejudicar todos os outros dentes, que irão se mover para fechar aquele buraco. O resultado pode ser um sorriso desalinhado. Além disso, existe o risco de recessão gengival, por isso é importante não deixar o espaço vazio.

Durante a consulta o dentista irá avaliar o caso. Se o dente estiver na parte mais visível da boca, o recomendado é que o implante seja feito no mesmo dia da extração. A decisão acontece por uma questão estética, e pelas funções básicas.

É importante lembrar que um implante dentário só pode ser feito de imediato, quando o paciente não apresenta quadro de infecção ativa, doença periodontal descontrolada, inflamação na gengiva, fratura ou pouco volume ósseo.

Depois de ser feita a avaliação e concluído que o paciente pode fazer a extração seguida do implante, a cirurgia acontece. Mas a estrutura óssea deve ser preservada para evitar pequenas fraturas. Logo depois da extração o local de onde o dente foi tirado é preparado para o implante dentário, que é fixado.

Vantagens de colocar o implante dentário após a extração

O paciente passa apenas por um procedimento cirúrgico, e também só terá a necessidade de usar medicamentos uma única vez. Outro benefício é evitar que fique um espaço entre os dentes, que além de não ter uma boa estética, prejudica a função mastigatória e pode causa dano a arcada dentária.

Cuidados após o procedimento

É importante dar cuidados especiais à higiene bucal depois de fazer a cirurgia de extração e implante dentário. Deve ser feito o uso da escova e creme dental indicados pelo dentista, e não pode dispensar o fio dental. Nos primeiros dias após o procedimento prefira alimentos pastosos. Ouça os conselhos do profissional de saúde bucal e tenha uma boa recuperação.

Na Coife Odonto há o suporte necessário para que esse procedimento seja feito com segurança, desde a avaliação à cirurgia. Saiba qual a unidade mais próxima de você e agende uma consulta!

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO