Posso usar aparelho ortodôntico acima dos 40 anos?

Pessoas acima dos 40 anos têm dúvida se podem ou não usar aparelho ortodôntico para corrigir o sorriso, e esse questionamento é comum, pois normalmente o tratamento é iniciado na infância ou adolescência. Porém, ele pode trazer bons resultados para a saúde bucal em qualquer faixa etária, desde que sejam seguidos os cuidados necessários.

Quando falamos em tratamento ortodôntico, não falamos apenas de corrigir o sorriso, mas também em proporcionar conforto, pois quando o alinhamento dos dentes está comprometido o paciente pode sofrer com problemas como dores de cabeça, insônia, dificuldade de fala e mastigação, e até mesmo ter a audição comprometida. O tratamento ortodôntico vai além dos cuidados estéticos.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, o tratamento adulto não é mais demorado pelo fator da idade, e com os avanços e especializações dos profissionais de saúde bucal tem surgido também novas opções de tratamento, que vão desde tratamentos mais rápidos aos mais discretos. Uma delas é o alinhador transparente, que são moldeiras removíveis, que oferecem menor tempo de tratamento e são super discretas. O aparelho autoligado também oferece menor tempo de tratamento, pois também une conforto a um menor tempo de tratamento.

Mas qual a diferença entre a criança e um adulto?

Comparando com o tratamento em uma criança ou adolescente, a única diferença entre pessoas acima dos 40 anos que querem usar aparelho ortodôntico é que antes dos 18 anos os ossos da face ainda estão em desenvolvimento, então a movimentação é mais fácil. Porém, em adultos é possível que haja outros problemas bucais, que devem ser avaliados por um dentista e tratados.

E quando saber que o tratamento ortodôntico é indicado?

Para isso, é necessária a avaliação de um ortodontista, mas existem alguns problemas que podem ser indicativos, como: estética, mordida cruzada, mordida aberta, diastemas ou até mesmo a perda dos dentes. Alguns desses, como a mordida cruzada, podem ser causados, por exemplo, pelo uso da chupeta na infância ou quando há uma perda dentária. Quando não são solucionados, podem acarretar em outros, já citados no início do texto.

Se feito corretamente, o tratamento ortodôntico em adultos pode resultar em um sorriso alinhado, melhora na mastigação, dicção e respiração, evita dores de cabeça e outros desconfortos e até mesmo ajuda com a autoestima. São benefícios para a saúde bucal, além da estética.

Se você tem sentido algum dos problemas bucais citados no texto e está em dúvidas se deve ou não fazer o uso do aparelho ortodôntico, procure a Coife Odonto mais próxima e agende uma avaliação. E para saber mais sobre nossas opções de tratamentos, disponibilizamos todos eles aqui no nosso site.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO