Prótese total ou Overdenture?

Perder um dente ou mais pode causar situações desconfortáveis, que comprometem a saúde bucal, mastigação, estética e até mesmo a fala. Nesses casos, uma prótese dentária poderá solucionar o problema, por isso neste texto falaremos sobre duas: total e overdenture.

Elas são moldadas para a boca, com o objetivo de substituir os dentes tradicionais em caso de perda. As próteses serão projetadas de forma personalizada, com cores que se assemelham à gengiva. Mas, qual é a mais indicada?

A prótese total removível

Popularmente chamada de dentadura, os dentistas recomendam a prótese total removível quando o paciente perdeu todos os dentes. Ela é feita de acordo com a arcada dentária, em sua totalidade, tanto na parte superior, como na inferior. O objetivo é devolver a função de mastigação, sendo fiel a cor e ao formato dos dentes naturais e da gengiva.

A prótese total só não será removível caso seja sobre o implante. Ela é feita em resina acrílica para garantir a retentividade na mucosa do céu da boca, por conta da ausência dos dentes. Essa prótese é colocada sobre a gengiva, de modo que a retirada da boca seja fácil assim como colocar. Além disso, a remoção possibilita que a higienização seja feita com facilidade.

Prótese Overdenture

Assim como a prótese total, a Overdenture também é removível, porém fixada em uma barra que está aderida sobre implantes. Essa opção de prótese é indicada para pessoas com pouca estrutura óssea ou que tiveram problemas com próteses totais removíveis. Basicamente, a Overdenture é uma prótese total, que garante mais segurança e estabilidade na mordida, sem prejudicar a estética ou fonética. Por conta da remoção, a higienização também poder ser feita de forma facilitada.

Qual é a mais indicada?

Para saber qual das opções é a melhor para você, o indicado é consultar o seu dentista. O profissional da odontologia vai analisar seu caso e a necessidade, pois cada paciente demanda um cuidado diferente e nem todos os tipos de prótese servem da mesma maneira. O seu dentista fará exames clínicos e após os resultados te indicará o melhor tratamento.

Está em dúvida? Agende sua avaliação na Coife Odonto mais próxima.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO