Próteses e implantes dentários: soluções possíveis para perda dos dentes

A perda de um ou mais dentes, seja por trauma ou por agravamento de problema de saúde bucal, compromete o funcionamento de toda a arcada dentária, provocando, muitas vezes, consequências à mastigação, fala e até digestão.

Muitos pacientes ficam em dúvida sobre qual caminho seguir: prótese ou implante dentário? Qual a melhor opção? Qual melhor custo benefício?

Qual a melhor solução para a perda dos dentes?

Antes de mais nada, é preciso levar em consideração a orientação profissional. É apenas ele quem vai poder te indicar com precisão, qual a melhor opção para o caso.

A tecnologia odontológica traz diversas soluções para quem precisa repor um dente perdido. As antigas dentaduras ficaram no passado e hoje as próteses são modernas e funcionais, causando o mínimo de desconforto ao paciente. Por outro lado, o implante,  se feito por um profissional qualificado e cuidado da maneira correta, pode seguir com o paciente para o resto da vida, sem problemas.

Veja abaixo as principais características de cada uma das opções, entre próteses (que podem ser subdivididas em duas categorias) e os implantes (se subdividem em várias categorias, que serão orientados de acordo com a necessidade do paciente)

Próteses Removíveis

É um tipo de prótese dentária que substitui um ou mais dentes perdidos de forma parcial ou total. Chamadas também de ponte móvel ou dentadura, esse tipo de prótese pode ser retirada pelo paciente no momento em que ele desejar para higienização.

Próteses fixas

São próteses que substituem um ou mais dentes perdidos apoiando-se sobre as raízes dos dentes. Também são conhecidas pelos nomes de ponte fixa, coroas, jaquetas e pivot. E podem ser confeccionadas com materiais estéticos.

Já os implantes, se subdividem em várias categorias, que serão orientados de acordo com a necessidade do paciente. Os mais comuns são:

Implante dentário

Substitui um ou mais dentes perdidos, fixando-se sobre as “raízes artificiais”, chamadas de implantes. Os implantes vão oferecer maior retenção, estabilidade e estética, aumentando sua eficácia e segurança em relação às próteses removíveis.

Prótese total sobre implantes (protocolo)

A utilização da prótese dentária tipo Protocolo sobre Implantes é uma solução fixa para pacientes desdentados totais, tanto para a parte superior quanto inferior. Este tratamento alia estética, função, estabilidade, segurança, confiança e longevidade.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO