Quais são os diferentes tipos de aparelho ortodôntico?

Atualmente, existem diversos tipos de aparelho ortodôntico. Cada um deles é recomendado para um caso específico, atendendo as particularidades de cada caso.

Embora todos tenham a função de alinhar os dentes, é importante procurar por um profissional qualificado e de confiança para o tratamento, já que o uso incorreto pode trazer problemas graves à sua saúde bucal.

Conheça alguns tipos mais utilizados:

Aparelho ortodôntico fixo

O tipo de aparelho ortodôntico mais comum. Possui bráquetes, bandas, borrachas e fios de diversas cores e é usado para colocar os dentes tortos e desalinhados na posição correta.

Cuidados com a higiene são essenciais, pois esse modelo não pode ser removido, é muito importante ter cuidado na escovação para manter o aparelho limpo.

Aparelho fixo autoligado

O aparelho autoligado pode ter algumas vantagens em relação ao aparelho convencional. Este modelo também não é removível, porém não possui as borrachinhas que prendem o fio ao bráquete, com isso o atrito entre essas partes do aparelho é menor, e a força aplicada também, assim permite um tratamento mais rápido e confortável.

Aparelho Fixo Estético

Tem a mesma função que o aparelho fixo de metal, só que esse modelo é feito de materiais transparentes, proporcionando uma aparência melhor. Os bráquetes são feitos, em geral, de porcelana ou safira. São os principais tipos de aparelhos ortodônticos discretos e garantem mais beleza e segurança ao sorrir.

Aparelho Lingual

Aconselhado para casos mais rápidos, os bráquetes ficam na parte interna dos dentes, virados na direção da língua, assim mantem a boca menos vulnerável, bom para quem pratica esportes. 

Alinhador Transparente

Esse modelo é produzido sob medida para o paciente, é quase invisível e indicado a aqueles que possuem algum tipo de rejeição ao metal presente na maioria dos aparelhos, que pode levar a inflamações na garganta, uma vez que o alinhador transparente não tem partes metálicas.

Aparelho Móvel

Tem um único fio em sua formação, é mais usado em crianças que ainda estão em fase de substituição dos dentes de leite pelos permanentes, processo que ocorre geralmente até os 12 anos de idade. 

» Com quantos anos a criança pode colocar Aparelho Ortodôntico?

Aparelho de Contenção

Usado após o fim do tratamento, mantem os dentes na posição desejada, contendo seus movimentos para que o esforço de alinhar os dentes não seja perdido, pode ser fixo ou móvel dependendo do caso.


Leia mais:

» Dói colocar aparelho ortodôntico?

» 4 Sinais de que você precisa usar aparelho

» Entenda como o aparelho ortodôntico funciona

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO