Qual a melhor idade para usar aparelho ortodôntico?

Indicado para corrigir casos de má oclusão, o aparelho ortodôntico é uma solução eficaz para ajustar imperfeições e até mesmo evitar possíveis problemas com a dentição. Mas seja por razão funcional ou estética, a questão é: qual a idade mais indicada para iniciar o tratamento?

Na verdade, não existe uma idade definida como a correta para dar início ao tratamento com o aparelho ortodôntico, mas devemos lembrar que ele só deve ocorrer após um diagnóstico de má oclusão.

Vale lembrar também que para cada fase da vida há um método e cuidados diferentes, pois em cada idade o paciente pode ter alguns problemas já existentes com a saúde bucal. Exemplo: crianças podem ter problemas com cáries, enquanto os adultos poderão lidar com a periodontite.

O indicado é que por volta dos 6 ou 7 anos a criança seja levada para uma avaliação. Quando ainda há dentes de leite é possível dar início ao uso de um aparelho móvel, preparando a arcada para o uso do aparelho fixo, após a troca pelos dentes permanentes. Quanto antes for iniciado o tratamento, melhor, pois antes dos 18 anos as formações ósseas estão em andamento.

Quais os problemas que podem acarretar no uso do aparelho ortodôntico?

Na infância, a necessidade de usar aparelho nos dentes pode vir por causa de hábitos como: chupar dedo, uso prolongado da chupeta ou problemas respiratórios. Há crianças que têm o céu da boca estreito, e isso prejudica o nascimento dos dentes permanentes, então esse é um dos casos que o indicado é o aparelho do céu da boca.

Outros casos em que o tratamento ortodôntico é necessário: apinhamento, também chamado de “dentes encavalados”; dificuldade na fonética e a disfunção temporomandibular (DTM); diastemas, quando há espaço no arco; deglutição atípica; problemas com a mastigação; e também giroversão, que são dentes virados no arco.

Não necessariamente o tratamento ortodôntico é iniciado por problemas com dentes tortos. Por isso, é importante consultar um ortodontista, que passará um diagnóstico correto para cada caso.

Qual aparelho irei usar?

Independente da idade, o aparelho ortodôntico indicado para cada caso vai depender do diagnóstico do ortodontista. Ele pode ser fixo, móvel, lingual, invisível ou uma combinação. Se a preocupação for com a estética, há opções que são quase imperceptíveis na boca, como os aparelhos estéticos e o alinhador transparente.

Para que o tratamento tenha melhor resultado, é importante seguir todos os cuidados passados pelo profissional de saúde bucal. A higienização também tem uma grande importância para a excelência do procedimento ortodôntico. Vale lembrar que é necessário buscar um dentista habilitado para o diagnóstico e tratamento.

Fique de olho nas dicas do Blog Coife Saúde e saiba mais sobre como cuidar do seu sorriso. Caso identifique alguns dos problemas citados acima, agende uma avaliação.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO