Quando trocar a escova de dentes?

Existe uma periodicidade para trocar a escova de dentes por uma nova, e assim manter a saúde bucal em dia. Não fazer essa troca pode trazer prejuízos para sua boca, já que uma boa escovação evita o acúmulo de bactérias, previne o tártaro e a cárie, entre outras doenças.

Mas, qual o tempo correto para a escova de dentes ser trocada? Fizemos este texto para te explicar um pouco mais sobre quando e o porquê trocar esse acessório tão indispensável para uma boca mais saudável.

Qual o tempo certo para trocar a escova de dentes?

Os dentistas recomendam que essa troca seja feita a cada três meses de uso, porque com o tempo a escova de dentes perde sua eficiência, e com o desgaste ela pode deixar de remover até 30% da placa bacteriana.

Porém, esse tempo de uso pode variar entre pessoas, uma vez que depende da força usada na escovação. Alguém que emprega mais força ao fazer a higiene bucal, provavelmente terá que trocar a escova de dentes em menor tempo, pois as cerdas desgastam mais rápido.

Vale lembrar que cerdas desgastadas, deformadas ou curvadas não proporcionam uma boa higienização, pois não alcançam ao redor dos dentes, ou em áreas mais difíceis de serem limpas. Após doenças, como a gripe, também é indicado trocar a escova de dentes, porque os germes ficam nas cerdas e podem causar uma reinfecção.

Problemas que podem acontecer quando a escova de dentes não é trocada

Ao continuar com o uso de uma escova com cerdas desgastadas, o paciente pode enfrentar alguns problemas bucais, como a proliferação de bactérias. Outros são:

  • O acúmulo de placa bacteriana, que pode resultar em tártaro;
  • Gengivite, periodontite ou perda dentária;
  • Cáries;
  • Mau hálito;
  • E até mesmo a endocardite bacteriana, uma doença causada pela má higiene e que afeta o coração.

Como preservar a escova de dentes?

Após a escovação, lave bem as cerdas para remover os resíduos que sobraram na escova. Depois, guarde-a em pé, para que a água escorra e ela fique seca, assim evitará que bactérias se alojem.  Evite deixar sua escova de dentes em malas, ou lugares que apertam as cerdas.

Escolhendo a escova de dentes ideal

Ao notar que a sua escova de dentes precisa ser trocada, você tem que ficar atento aos fatores para garantir uma higienização eficiente. Primeiro, observe o formato, pois o ideal é que a escova limpe dois dentes por vez e alcance todos os dentes, mesmo os do fundo da boca. Então, é bom que a escova tenha a cabeça pequena e arredondada. Saber escolher as cerdas também são importantes: o indicado é que sejam macias, pois garantem melhor limpeza e não machucam a gengiva.

Gostou das nossas dicas? Fique de olho no Blog Coife Saúde, pois sempre temos uma novidade sobre os cuidados com a saúde bucal.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO