Quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?

Uma das perguntas mais frequentes de quem inicia um tratamento ortodôntico é: por quanto tempo terei de usar o aparelho?

Para ter um sorriso bonito e cuidar de sua saúde bucal é preciso levar em conta que o tratamento varia de paciente para paciente e que não há uma resposta padrão sobre o tempo que o mesmo irá durar. As etapas do tratamento ortodôntico podem levar de dois a três anos para serem concluídas, dependendo do caso.

Porém, alguns fatores podem influenciar na rapidez da intervenção, entre eles está o cuidado com a higiene bucal e levar à risca as orientações passadas pelo dentista.

Aparelho fixo
É um dos tratamentos mais utilizados para correções estéticas e problemas relacionados à oclusão (“mordida”). Ele funciona a partir da aplicação da força, possibilitando que os dentes se movimentem.

Neste tratamento são coladas peças (“brackets”) nos dentes com um tipo de resina composta. Como essa resina é feita do mesmo material utilizado para a restauração, ela não causa danos ao esmalte. Entre os brackets passam inúmeros tipos de arcos e acessórios que permitem que ocorra a movimentação. Os arcos podem ter calibres diferentes e serem feitos de ligas metálicas distintas, diferenciando assim o tratamento.

Nos brackets também vão as ligaduras, popularmente conhecidas como “borrachinhas”, que servem para fixar os arcos.

Para fazer com que o tratamento seja o mais eficiente possível, o ideal é tomar cuidados com a alimentação, evitando alimentos duros ou crocantes. Esses tipos de alimentos podem quebrar os brackets interrompendo o tempo de ação do tratamento. Outro fator relevante é realizar as consultas periódicas e não deixar de ir ao dentista, para que ele faça os ajustes adequados e o tratamento siga da forma mais eficaz.


Aparelhos móveis

Há inúmeros tipos de aparelhos móveis que se enquadram em diferentes tipos de tratamento.

Em muitos casos, mesmo quando o paciente finaliza o tratamento com o aparelho fixo, ainda assim é necessário um período de uso do aparelho móvel até que a arcada se estabilize.

Para que o tratamento seja o mais eficaz, no entanto, é necessário que o paciente tome alguns cuidados como não se esquecer de usar o aparelho durante o período determinado e tome os devidos cuidados para não perdê-lo.

Informe-se sobre quais os tipos e variações de aparelhos ortodônticos existentes para saber qual atende melhor à sua necessidade!

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO