Quem tem implante dentário pode usar aparelho?

Uma das dúvidas de quem tem implante dentário é se pode usar aparelho ortodôntico para deixar o sorriso alinhado. Mas, para responder essa questão é necessário pontuar alguns fatores antes de apontar uma resposta definitiva, pois aparelho promove a movimentação dos dentes, enquanto o implante fica fixo no lugar colocado.

Neste texto trazemos para você orientações importantes sobre quem precisa usar aparelho ortodôntico, mas tem implante dentário. A leitura irá esclarecer suas dúvidas.

O que é um implante dentário?

Antes de começarmos, é importante explicar o que é um implante dentário. Esse procedimento tem o objetivo de substituir dentes que foram extraídos e pode ser feito também por uma questão estética, além da funcional. Ele substitui a raiz do dente perdido; serve de suporte para um dente artificial. A colocação é feita em duas etapas:

• Primeira: é colocado o pino de titânio no osso, abaixo da gengiva;

• Segunda: a coroa, aquela parte branca do dente, é inserida em cima desse pino.

Esse pino é imóvel, e fica preso ao osso. Além disso, ajuda na autoestima e na qualidade de vida do paciente, que fica com um sorriso bonito e consegue se alimentar melhor, já que o novo dente melhora na mastigação.

O que é o tratamento ortodôntico?

O aparelho ortodôntico corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares. Ele faz uma movimentação dentária, sendo indicado em casos de dentes encavalados, espaçados ou má oclusão, quando as arcadas não se encaixam.

Quem tem implante dentário pode usar aparelho ortodôntico?

Precisamos pontuar que um tratamento ortodôntico vai movimentar os dentes e mudar a posição deles. O objetivo desse processo é deixá-los alinhados. Mas, por outro lado o implante é fixo, não se movimenta. Por isso, algumas questões devem ser analisadas antes de colocar o aparelho.

A principal questão avaliada é o objetivo do aparelho ortodôntico. Se a ideia é movimentar os dentes para frente e os implantes estão nos dentes de trás, não será um caso tão simples; mas se o propósito é puxar os dentes para trás, o tratamento é viável e não terá atrito. Assim será possível corrigir os dentes e ter um sorriso alinhado, pois quando implante está na posição correta ele pode até mesmo ajudar a puxar os outros dentes e servir de apoio.

Mas, se o implante está torto o aparelho ortodôntico não deve ser usado para corrigi-lo. É importante que antes seja feita uma avaliação com o ortodontista para saber se o tratamento é viável para o caso.

Sendo assim, é possível que uma pessoa que têm implantes dentários use aparelho ortodôntico, pois em alguns casos o dente implantado pode até mesmo ajudar. Mas é importante que um ortodontista avalie o caso e aponte o tratamento mais viável.

Converse com um profissional

Para conseguir um bom resultado é necessário fazer uma avaliação e planejar o tratamento com um profissional. Em alguns casos é possível fazer o tratamento ortodôntico antes de colocar o implante definitivo. O dentista coloca uma prótese provisória enquanto o você estiver usando aparelho.

Mas se você já tem implante e acha que precisa colocar aparelho, converse com o seu dentista. Ele vai avaliar seu caso e apontar o tratamento correto. E não se esqueça que a higiene bucal é fundamental, seja com o implante definitivo ou com a prótese temporária.

Se você quer fazer uma avaliação para saber se pode colocar aparelho ortodôntico, procure a Coife Odonto mais perto da sua casa e agende o seu atendimento. Nossos profissionais estão prontos para tirar suas dúvidas.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO