Especialistas alertam sobre riscos de tirar o Aparelho Fixo em casa

Tirar o aparelho ortodôntico em casa, por conta própria, pode ocasionar problemas.

Muita gente busca alternativas na internet para tirar o aparelho ortodôntico sozinho, em casa. Além do problema de tirar o aparelho antes da hora, tentar esses métodos pode trazer riscos, não só para todo o tratamento ortodôntico realizado pelo dentista, como também a própria saúde bucal.

Dentistas têm as ferramentas corretas

O primeiro motivo para não tentar tirar o aparelho em casa é simples: apenas o profissional tem as ferramentas necessárias para isso.

No consultório, o dentista retira as peças do aparelho que estão coladas nos dentes um por um, com um alicate especial e específico para isso, com muito cuidado e aplicando a pressão necessária, de maneira que não quebre nem leve junto os dentes e também não cause lesões no esmalte dentário.

Depois de retirar os bráquetes, o dentista também fará um procedimento com um instrumento especial para retirar os resíduos de resina usada para colar os bráquetes nos dentes, seguido de um polimento especial para devolver ao dente o brilho original anterior.

Se não for retirada, essa “cola” de resina, por ser muito porosa, pode ajudar a acumular bactérias e causar problemas maiores nos dentes, como cáries.

Nem sempre o tratamento termina ao tirar o aparelho fixo…

E quem pensa que o tratamento acaba quando o aparelho fixo é retirado, se engana e muito! É extremamente importante, depois da retirada do aparelho, a colocação de uma contenção nos dentes, que pode ser fixa ou removível (como um aparelho móvel).

Ou seja, não há motivo nenhum para tentar retirar o aparelho fixo em casa. Por isso, o paciente quando tenta retirar o aparelho por conta própria só tem a ganhar mais prejuízos a si próprio, tanto estéticos, quanto de saúde bucal e até mesmo financeiros.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO