Saúde bucal infantil: saiba a importância da aplicação de selante em crianças

Entenda para que serve a aplicação de selante nos dentes e por que isso é importante para a saúde bucal das crianças.

A dentição da criança requer uma atenção especial, mesmo que os dentes permanentes ainda levem alguns anos para se estabelecer. Isso porque a escovação, mesmo que supervisionada, muitas vezes não é o suficiente para evitar cáries.

Pesquisas comprovaram que, no Brasil, até os 6 anos de idade, somente 39% das crianças apresentam um quadro de saúde total da boca, com completa inexistência de cáries. E, para piorar, a partir dos 12 anos, cerca de 70% das crianças já têm o problema, que se consolida entre os adultos.

Como é feita a aplicação de selante em crianças

Uma forma de potencializar o cuidado é o uso de selantes que são aplicados pelos dentistas a fim de proteger os dentes com sulcos mais profundos, como os molares, embora possa ser aplicado em todos os dentes.

Antes da aplicação, os dentes deverão ser apropriadamente limpos e examinados. O dente é secado, aplica-se um ácido específico, que é lavado e o dente novamente seco. A seguir, o selante é aplicado na superfície de mordida do dente e submetido a uma luz especial ultravioleta para endurecer (polimerizar) o selante. Esse procedimento é geralmente rápido e indolor.

Em qual idade é indicada a aplicação de selante?

Indicado para crianças até 12 anos, os selantes têm demonstrado também excelentes resultados com relação à preservação dos dentes do ataque das bactérias causadoras da placa bacteriana, e, de acordo com a Academia Americana de Odontopediatria, o tratamento à base de selantes dentários em crianças com até essa idade é capaz de diminuir a incidência de cárie em até 60% após 48 meses do tratamento.

Desta forma, o selamento preventivo ou profilático, quando em conjunto com bons hábitos de higiene bucal é, comprovadamente, um dos fatores primordiais para o controle da ocorrência de cáries em crianças, jovens e, em certa medida, também em adultos.

Dúvidas? Fale com nossa atendente virtual no Facebook 🙂

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO