Saúde bucal na infância: O que é Cárie de Mamadeira?

A higiene bucal deve começar logo nos primeiros meses de vida do bebê. Especialistas recomendam que é necessário limpar a gengiva do bebê, mesmo antes da dentição, com uma gaze, que pode ser enrolada no dedo e molhada em água.  Após a dentição, é necessário já entrar com a escovação. São estas medidas que irão prevenir a temida cárie de mamadeira, que afeta os dentes de leite.

Mas, afinal, o que é a cárie de mamadeira?

A cárie de mamadeira é um problema que atinge milhares de crianças por conta da falta de boa higiene bucal e bons hábitos alimentares. Os pais costumam oferecer antes de dormir mamadeiras com achocolatados, farinhas lácteas, entre outros líquidos açucarados e a criança dorme sem escovar os dentes.

Durante o sono, a salivação diminui, o que aumenta a proliferação de bactérias responsáveis pela cárie e demais infecções bucais.

Como Age a Cárie de Mamadeira

A cárie de mamadeira ocorre de forma agressiva e rápida destruindo o esmalte do dente e causam manchas esbranquiçadas por toda extensão. Caso não tratado de forma rápida, evolui para grandes cavidades por dentro do dente ou mesmo surgindo por fora e fazem com que o dente fique com aspecto de “cacos”, e provoque dor intensa.

Ao contrário do que se pensava antigamente, que não tinha problema estragar os dentes de leite já que nasceriam posteriormente os permanentes, dentistas informam que a saúde dos dentes de leite, se afetada, gerará problemas dentários nos dentes permanentes também.

Higiene bucal na infância

Para evitar a cárie de mamadeira os pais, se possível, não devem oferecer leite de madrugada ou antes de dormir, principalmente se for adocicado. É importante ressaltar que isto não vale para o leite materno.

Uma vez que a criança cria o hábito de consumir líquidos em mamadeiras é muito difícil mudá-lo. Uma recomendação é segurar a mão do bebê enquanto ele mama para impedir que ele se acostume com a mamadeira e com o fato de dormir mamando.

A escovação deve ser realizada obrigatoriamente após cada mamada.

Portanto,  a partir da erupção dos primeiros molares decíduos (dentes de leite) a escovação deverá se iniciar através de escovas infantis com cerdas macias, principalmente para higienizar as superfícies oclusais desses dentes, gengiva e língua.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO