4 Sinais de que você precisa usar aparelho

A necessidade do uso de aparelho ortodôntico ainda gera muitas dúvidas. Um detalhe que pode, em um primeiro momento parecer apenas estético, pode acarretar futuros problemas à saúde bucal, como por exemplo, problemas de mordida, cáries, doenças de gengiva, etc.

Uma dúvida muito comum é: “será que eu preciso usar aparelho?”

A resposta definitiva somente um profissional especializado poderá dar (o primeiro passo para colocar aparelho é agendar uma avaliação), mas separamos as indicações mais comuns para o uso de aparelho ortodôntico. Confira abaixo e, em caso de dúvida, consulte sempre um dentista de sua confiança.

Confira 4 Sinais de que você precisa usar aparelho:

Problemas de mordida

É uma das principais razões para o uso do aparelho ortodôntico, isto é, o tratamento ortodôntico vai muito além da questão apenas estética. Consertar o tipo da mordida influencia até mesmo na saúde do paciente, facilitando a mastigação, a respiração, a dicção e a digestão.

A mordida errada pode ser entendida como o mau encaixe da arcada dentária superior com a inferior, sem uma oclusão adequada. É comum ainda que as pessoas com esse tipo de problema apresente recessões gengivais, fraturas dentárias ou desgaste dos dentes, entre outros prejuízos.

Dentes tortos ou encavalados

Às vezes, simples alterações no posicionamento dos dentes acabam deixando-os desalinhados e afetando sua boa aparência. Logo, o paciente deve optar pela correção, de forma a conquistar maior harmonia e satisfação com a estética do seu sorriso. Porém, é importante relembrar que o tempo de tratamento ortodôntico ideal permite a correção em poucos meses dos casos mais simples com a garantia da qualificação do profissional, técnica e materiais utilizados e grau de instrução e cooperação do paciente.

Além da melhora na autoestima, existem ainda casos mais sérios como quando um ou mais dentes ficam encavalados sobre outros. A higiene é dificultada, podendo causar cáries, doenças periodontais, mau hálito e outras complicações. Então, é preciso iniciar o tratamento para liberar espaço e acomodar cada dente no seu devido lugar.

Espaços entre dentes

Do mesmo jeito que a falta de espaço pode ser o problema, a presença dele também pode fazer com que o aparelho ortodôntico esteja indicado. Entre as principais causas do seu surgimento estão a genética e o hábito de chupar dedo.

Esses espaços são comuns em pacientes com problemas gengivais graves tais como a periodontite. Nesse caso, a Ortodontia e a Periodontia devem ser acionadas em conjunto pois, uma depende da outra para evitar o aumento dos espaços e até a perda dos dentes.

Dor na mandíbula, bruxismo e desgaste dentário irregular

A articulação do maxilar superior e o inferior é fundamental para o equilíbrio da mandíbula com os músculos da face. Mas, embora jamais o dente torto seja o responsável único das dores articulares ou mesmo do bruxismo, é certo que o diagnóstico e tratamento interdisciplinar é fundamental para corrigir essas doenças.

Por fim, o diagnóstico e o acompanhamento com um bom profissional são fundamentais para corrigir os problemas citados. E lembrando que apenas um dentista poderá indicar a melhor solução, além de dar outras orientações a respeito dos cuidados e da manutenção.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO