Tudo o que você precisa saber sobre lentes de contato dentais

Queridinha dos tratamentos estéticos dentais, as lentes de contato são proteções projetadas para cobrir a superfície dos dentes e melhorar sua aparência. Coladas na frente dos dentes, elas podem mudar a cor, formato, tamanho ou comprimento dos dentes normais e são indicadas para melhorar o visual dos dentes mal posicionados, separados, quebrados, escurecidos e, ao mesmo tempo, dão ao paciente um sorriso branco novinho. Por ser um tratamento estético rápido e superficial, não há a necessidade de anestesia.

Fabricadas por um profissional em prótese dental, as lentes são super finas, medindo entre 0,2 mm e 0,4 mm de espessura. Apesar de bem mais delicadas que as facetas de porcelana tradicionais, com cerca de 1 mm, elas são extremamente duráveis.

Problemas como imperfeições, manchas, lascas, desgaste por bruxismo e até mesmo pequenos desvios de alinhamento e espaçamento entre os dentes podem ser corrigidos com essa técnica.

Sem restrições do consumo de quaisquer alimento, elas podem permanecer por um longo período, com manutenção regular. A única restrição se dá para as pessoas que têm o hábito de roer unhas ou de morder objetos, como, por exemplo, pontas de caneta ou lápis.

Vale lembrar que as lentes não protegem os dentes contra cáries e placa bacteriana. Portanto, escovação adequada, o uso do fio dental diariamente e consultas periódicas ao consultório são importantes.

Principais dúvidas:

As lentes de contato preservam a estrutura natural dos dentes?
As lentes de contato promovem um desgaste mínimo nos dentes, já que a estrutura do material é fina. Em alguns casos, nenhum preparo precisa ser feito antes da sua colocação, preservando toda e estrutura natural do dente.

Elas reestabelecem a funçaõ e resistência dos dentes?
Assim como os dentes naturais, quem adota essa técnica precisa prestar muita atenção na hora de praticar alguns hábitos. A lente, embora esteja resistente após a cimentação, é mais frágil do que o dente natural.

Qual a duração da lente de contato dental?
A duração média é de 10 a 15 anos, mas há casos em que esse tempo é bem maior. Tudo vai depender da saúde bucal do próprio paciente.

Continue lendo:
O que pode causar a dor de dente?
Os 5 Principais Motivos do Amarelamento dos Dentes

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO