Usar enxaguante bucal todos dias faz mal?

O enxaguante bucal é visto como um complemento para a higienização, e também para deixar a boca com um bom hálito. Em alguns momentos, podemos até pensar que seu uso diário é necessário para uma boa saúde bucal. Mas será mesmo que é o indicado usar enxaguante bucal todos os dias? Preparamos este texto para dizer que não.

Apesar de não ser alertado, o uso indiscriminado do enxaguante bucal não deve ser feito, porque ele se trata de um medicamento e só deve ser incluso à rotina de cuidados com a saúde bucal quando indicado por um dentista. Mesmo sendo vendido livremente em supermercados ou farmácias, o enxaguante é considerado remédio, e se usado incorretamente pode desiquilibrar a flora bucal, eliminando as bactérias boas.

Quanto as indicações, os enxaguantes bucais podem ser sugeridos para tratar gengivite. Porém, o uso excessivo e sem recomendação médica pode causar problemas como mau hálito, redução do paladar, manchas no dente, câncer de boca e até mesmo aumento na pressão arterial.

Mas como manter a boca limpa sem usar enxaguante bucal todos os dias?

O mais indicado para a boa higienização bucal continua sendo a escovação e o uso do fio dental; o enxaguante bucal usado todos os dias não substitui essa limpeza, e só pode ser usado para complementá-la, desde que tenha orientação do dentista. Quanto ao mau hálito, ele pode ser resultado de problemas no estômago. Nesse caso, o indicado continua sendo a ida ao profissional de saúde bucal para saber se o problema é mesmo na boca ou estomacal.

Concluímos que os enxaguantes bucais devem ser usados com cautela, de acordo com a necessidade da pessoa, porém, não é o principal responsável pela higiene bucal. O uso diário não é necessário, exceto em casos de indicação do dentista.

Foi possível te ajudar a saber mais sobre o tema? Fique de olho no Blog da Coife, porque toda semana temos uma novidade sobre saúde bucal. E lembre-se: em caso de dúvidas, marque uma avaliação na unidade mais próxima.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO